Atendimento domiciliário gerontológico: contribuições para o cuidado do idoso na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/178Palabras clave:
Assistência domiciliária, Gerontologia, Saúde, IdosoResumen
Objetivo: Apresentar as contribuições do Atendimento Domiciliário (AD) para o cuidado do idoso na comunidade. Síntese de dados: Seguindo propostas da Gerontologia, buscouse como questão norteadora a contribuição deste tipo de atendimento para o cuidado do idoso, e assim, delimitar princípios norteadores do AD: humanização, interdisciplinaridade e o suporte ao cuidador, como fundamentais para a continuidade e êxito da modalidade. A busca de dados constou de pesquisa de dados primários publicados nos períodos de: 1988, 1994 e 1996-2007. Ressaltando que o tema está em conformidade com as Políticas de Saúde preconizadas atualmente no Brasil, o AD surge como nova estratégia de atenção, contribuindo na reorientação de modelos assistenciais ao idoso e ao mesmo tempo humanizando a atenção da saúde do idoso. Conclusão: observou-se, a partir dos dados obtidos, que o atendimento domiciliário contribui significativamente para o cuidado do idoso na comunidade, representando uma estratégia vantajosa. Pode-se dizer que tal vantagem advém da possibilidade de, além de humanizar o atendimento, diminuir os custos da atenção por meio de altas precoces; demonstrando que o Atendimento Domiciliário com enfoque Gerontológico é diferenciado, proporcionando um tratamento mais adequado ao paciente, seu cuidador e família.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















