Significado do conceito de saúde na perspectiva de escolares do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5020/172Palabras clave:
Educação em saúde, Promoção da saúde, Saúde escolar.Resumen
Objetivo: Investigar como escolares do ensino fundamental concebem o termo saúde.Métodos: Esta investigação, delineada com base nos princípios da pesquisa qualitativa, adotou como sujeitos crianças de 9 a 12 anos de idade, de duas escolas públicas situadas no perímetro urbano de um município do Vale do Rio Itajaí Mirim (Santa Catarina – Brasil). Obtiveram-se os dados através de produções gráficas elaboradas pelos alunos a partir dos princípios do Teste de Associação Livre de Palavras. O corpus da pesquisa constituiu-se por 34 textos que foram avaliados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados demonstraram que o termo saúde está fortemente associado aos aspectos referentes ao bemestar físico, mediante a adoção de medidas de higiene do corpo. Conclusão: Tendo por base os resultados, concluiu-se que os sujeitos pesquisados têm um conceito de saúde muito restrito às medidas de higiene do corpo. Infere-se, portanto, quanto à necessidade de se oportunizar, aos professores destas escolas, oficinas de capacitação que favoreçam a compreensão de um conceito de saúde mais amplo, associado aos fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos, tendo a promoção da saúde como estratégia para a modificação destes condicionantes.Descargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Bottan, E. R., Campos, L., & Verwiebe, A. P. S. (2012). Significado do conceito de saúde na perspectiva de escolares do ensino fundamental . Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 21(4), 240–245. https://doi.org/10.5020/172
Número
Sección
artículos originales
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Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

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