Violência na escola pública: relatos de professores - doi:10.5020/18061230.2010.p34
DOI:
https://doi.org/10.5020/1169Palabras clave:
Violência, Ensino Fundamental e Médio, Agressão, DocentesResumen
Objetivo: Analisar a percepção de violência a partir dos relatos de professores do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública estadual, em Fortaleza, Ceará. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 26 professores, no período de janeiro a maio de 2006. Para a coleta de dados adotaram-se os seguintes procedimentos: discussão sobre violência na escola durante as reuniões da semana pedagógica; leitura do regimento escolar e distribuição de um instrumento com questão norteadora sobre a concepção de violência, a partir da realidade escolar, entre os participantes do estudo. Posteriormente foi feita a análise temática dos relatos. Resultados: Através dos relatos dos professores emergiram as seguintes categorias: agressões físicas, verbais e brigas como as mais citadas; esconder objetos pessoais, palavrões, empurrões, desrespeito ao professor e brincadeiras de mau gosto também foram mencionados. Conclusão: A partir dos relatos conclui-se que a violência é percebida nas dimensões física, moral e simbólica e essas “tipologias” corroboram as denominações encontradas na literatura como bullying ou incivilidades, que predominam no contexto escolar.Descargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Vieira, L. J. E. de S., Abreu, C. A. P. de, Valdês, M. T. M., Oliveira, E. N. de, Ferreira, R. C., & Catrib, A. M. F. (2012). Violência na escola pública: relatos de professores - doi:10.5020/18061230.2010.p34. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 23(1), 34–42. https://doi.org/10.5020/1169
Número
Sección
artículos originales