Projeto Coorte Dendê: diagnóstico demográfico e condições de moradia de uma comunidade de baixa renda em Fortaleza, Ceará - doi:10.5020/18061230.2010.p18

Autores/as

  • Karol Silva de Moura Universidade de Fortaleza
  • Olívia Andréa Alencar Costa Bessa Universidade de Fortaleza
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto Universidade de Fortaleza
  • Henrique Luis do Carmo e Sá Universidade de Fortaleza
  • Fátima Maria Fernandes Veras Universidade de Fortaleza
  • José Ueleres Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5020/1166

Palabras clave:

Estudos longitudinais, Estudos de Coorte, Fatores Epidemiológicos, Indicadores

Resumen

Objetivos: Descrever a distribuição espacial e funções dos imóveis, traçar o perfil demográfico e caracterizar a composição familiar na Comunidade do Dendê, em Fortaleza- Ce. Métodos: Fase zero do estudo longitudinal, correspondendo ao censo ou cadastro dos imóveis e da população residente, incluindo georeferenciamento dos imóveis. O cadastro dos imóveis consistiu na caracterização do tipo e dados do endereço. O censo dos moradores incluiu a composição familiar, sexo e idade dos mesmos. Resultados: Após percorrer toda a área de estudo, a localização geográfica de 3.718 imóveis foi determinada e coletados dados de 10.892 moradores da comunidade. Dos imóveis cadastrados, 3.296 (88,7%) são usados exclusivamente para residência. A população cadastrada é composta predominantemente de jovens e dividida de forma semelhante segundo o sexo. A idade média dos residentes é de 26,3 anos, sendo 25,1 anos entre os homens e 27,5 anos entre as mulheres. Um em cada quatro imóveis, em que encontrou-se moradores, tinha mais de um núcleo familiar ou existiam outras pessoas residindo no domicílio, além do núcleo familiar principal. Conclusão: Os imóveis avaliados neste estudo são predominantemente residenciais. A população estudada é eminentemente jovem, existindo uma distribuição semelhante entre os sexos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karol Silva de Moura, Universidade de Fortaleza

Professora do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza

Olívia Andréa Alencar Costa Bessa, Universidade de Fortaleza

Proessora do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza

Henrique Luis do Carmo e Sá, Universidade de Fortaleza

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992), Residência Médica em Pediatria (Hospital Walter Cantídio, UFC, 1995) e mestrado em Health Professions Education (MHPE) - University Of Illinois At Chicago (2001). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Fortaleza onde atua como Vice-Reitor de Ensino de Graduação. Foi Coordenador de Planejamento e Avaliação do Curso de Medicina e membro da Assessoria Pedagógica do Centro de Ciências da Saúde entre 2004-2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Desenvolvimento Infantil, e na área de Educação para as Profissões da Saúde/Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem baseada em problemas, problem-based learning, educaçâo medica, avaliação de estudantes e programas educacionais, desenho de currículos e, no campo da pediatria, Clínica Pediátrica e Desenvolvimento Infantil.

José Ueleres Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982) , especialização em Residência Médica Em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal do Ceará (1986) , mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) . Atualmente é MEDICO do Fundação Nacional de Saúde - Presidência e Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva , com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise espacial, Estudo ecológico, Krigeagem, Estatística espacial, Tuberculose e Brasil.

Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Moura, K. S. de, Bessa, O. A. A. C., Nuto, S. de A. S., Carmo e Sá, H. L. do, Veras, F. M. F., & Braga, J. U. (2012). Projeto Coorte Dendê: diagnóstico demográfico e condições de moradia de uma comunidade de baixa renda em Fortaleza, Ceará - doi:10.5020/18061230.2010.p18. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 23(1), 18–24. https://doi.org/10.5020/1166

Número

Sección

artículos originales