Atendimento humanizado: as concepções de estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2020.11560Palabras clave:
Humanização, Humanização da Assistência, Humanização dos Serviços, Educação médica, Estudantes de medicina, UniversidadeResumen
Objetivo: O presente artigo objetiva analisar as concepções de atendimento médico humanizado de graduandos em Medicina da Universidade Federal da Bahia. Métodos: Para o estudo foi realizada uma investigação qualitativa. Os dados foram produzidos a partir de um questionário individual com questões abertas, aplicados a estudantes do 1º ao 8º semestres do curso de Medicina, em agosto de 2018 (n = 451). Resultados: A partir da análise de conteúdo das respostas identificou-se que parte dos estudantes conceitua o atendimento humanizado orientando-se principalmente por aspectos gerais da Política Nacional de Humanização, outros demonstraram superar essa percepção ao relatarem aspectos de sensibilidade e empatia; enquanto um terceiro grupo, por sua vez, apresentou concepções que vão de encontro à proposta do conceito de humanização, reforçando, dessa forma, o discurso de superioridade médica. Conclusão: Ficou evidente que os estudantes de Medicina investigados conceituam atendimento humanizado a partir de orientações diversas, demonstrando que múltiplos fatores podem contribuir para essas concepções.Descargas
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