Conhecimento acerca da epilepsia pelos discentes e funcionários de uma escola em Fortaleza-CE - doi:10.5020/18061230.2009.p245
DOI:
https://doi.org/10.5020/1044Palabras clave:
Epilepsia, Escolas, Ensino.Resumen
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos professores, discentes e funcionários de uma escola acerca da epilepsia. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa, realizado em uma escola de Fortaleza - CE. O universo foi formado por todos os discentes e funcionários desta escola que preencheram os seguintes critérios de inclusão: ser discente ou funcionário do turno da noite; ter 18 anos ou mais. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2007, mediante a aplicação de um questionário estruturado. Dos 69 questionários, 50 foram respondidos por discentes, 11 por professores e oito pelos demais funcionários da escola. Dividiu-se a amostra em dois grupos: funcionários (e professores) e discentes. Resultados: Os resultados mostram que 22% dos funcionários acreditavam que uma das formas de transmissão da epilepsia se dá pela saliva. Encontrou-se que 98% dos funcionários e 94% dos discentes afirmaram que a epilepsia é uma desordem neurológica. Referente ao controle da doença, 94% dos discentes e 78% dos funcionários acreditavam que o mesmo se dá pela tomada da medicação diariamente. Dentre os entrevistados, 29% dos funcionários e 22% dos discentes consideraram que os epilépticos têm dificuldade no aprendizado escolar. Observou-se também que grande parte dos participantes marcou procedimentos adequados que devem ser adotados na crise epiléptica. Conclusão: A pesquisa constatou lacunas no conhecimento acerca da epilepsia na amostra estudada.Descargas
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Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Uchoa, J. L., Brito, E. M. de, Abreu, R. N. D. C. de, Moreira, T. M. M., Silva, L. M. S. da, Vasconcelos, S. M. M., & Silva, M. R. F. da. (2012). Conhecimento acerca da epilepsia pelos discentes e funcionários de uma escola em Fortaleza-CE - doi:10.5020/18061230.2009.p245. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 22(4), 245–250. https://doi.org/10.5020/1044
Número
Sección
artículos originales