Programa de doação de prótese auditiva: avaliação do ano de 2004
DOI:
https://doi.org/10.5020/1009Palabras clave:
Audição, Perda auditiva, Prótese auditiva, Sistema Único de Saúde.Resumen
A audição é uma das principais vias pela qual o ser humano interage com a sociedade, desempenhando papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento da fala e da linguagem. Este trabalho teve por objetivo avaliar o programa de doação de prótese auditiva do serviço de audiologia do NAMI, visando subsidiar ações de educação em saúde para a população beneficiada. Consiste em um estudo retrospectivo documental, no qual a coleta de dados foi realizada a partir de fontes secundárias (prontuário), dos pacientes atendidos no programa durante o ano de 2004. Foram analisados 110 prontuários. As variáveis contempladas consistiram em: faixa etária, tempo de espera para inicio de uso. Como resultado, obteve-se que a faixa etária da população atendida variou de 7 meses a 90 anos, sendo 48 (43,63%), acima de 50 anos. O tempo médio de espera para recebimento da prótese auditiva foi de 3 meses para 79 (71,82%) pacientes. Apesar de tratar-se de um Programa de Atenção a Saúde Auditiva de Alta Complexidade, que preconiza o atendimento de crianças menores de 3 anos, foi observado que somente 13 (11,81%) eram menores de 5 anos, no entanto para o de Média Complexidade este objetivo foi alcançado, sendo atendidos 97 (88,19%) maiores que 5 anos. Concluiu-se a partir dos dados coletados, que o programa durante o ano de 2004 foi falho quando se referiu a Alta Complexidade, mas satisfatório quando se referiu a Media e ao tempo decorrido entre a avaliação e a instalação da prótese.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















