Utilização do processo de enfermagem em diabéticos nas unidades de saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais -
DOI:
https://doi.org/10.5020/1002Palabras clave:
Cuidados de enfermagem, Diabetes Mellitus, Registros.Resumen
O processo de enfermagem é um método científico com a finalidade de identificar e auxiliar na solução dos problemas de saúde dos clientes. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização do processo de enfermagem no atendimento de pacientes diabéticos em duas Unidades Básicas de Saúde da Família e um Hospital Geral de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, durante o ano de 2005. O estudo retrospectivo e documental foi realizado por meio da análise dos registros contidos nos prontuários de 45 pacientes, 15 internados e 30 em seguimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os dados obtidos foram divididos de acordo com as etapas de processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, plano de cuidados,implementação e avaliação ou evolução de enfermagem. Os resultados indicam que na amostra estudada, os enfermeiros registravam de maneira incompleta suas ações de saúde e não utilizavam o processo de enfermagem. Vale ressaltar a necessidade de se estimular a aplicação do processo de enfermagem e do registro das ações de controle, prevenção de complicações tratamento e evolução do Diabetes pela equipe de enfermagem, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















