Lesões por esforços repetitivos em fisioterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2005.861Palavras-chave:
Fisioterapeuta, Lesões por esforços repetitivos, Trabalho.Resumo
As lesões por esforços repetitivos são maioria mundial em relação às patologias do trabalho, recebem diversas nomenclaturas e são objeto de ampla discussão. No Brasil, ocorre maior acometimento em idade produtiva causando elevado índice de afastamento do trabalho. A pesquisa teve como objetivos identificar a prevalência dessas lesões nos fisioterapeutas de clínicas particulares de Fortaleza, inseridos no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 6ª Região, a partir de dois anos de atuação em Traumato - Ortopedia e / ou Neurologia, bem como tipos de lesões mais freqüentes; análise das relações dessas disfunções com tempo e especialidade de atuação, idade e sexo; verificação quanto às práticas preventivas; avaliação da adequação do ambiente de trabalho e identificação dos possíveis fatores desencadeantes de lesões nos Fisioterapeutas (movimentos, técnicas e/ ou aparelhagens utilizadas). Considerando a constante exposição desses profissionais a fatores de risco, estabeleceu-se estudo transversal e descritivo, visando a identificar tal problemática, por meio de instrumento de coleta semi-estruturado. A amostra foi composta por 75 Fisioterapeutas de 35 clínicas. Foram observados elevado índice dessas disfunções (51%), predominância feminina, faixa etária entre 25 e 30 anos, com 1 ano de serviço, em duas a quatro especialidades. As tendinites foram mais freqüentes. Na prevenção, alongamentos e fortalecimentos predominam. Fisioterapeutas citam o ultra-som como principal desencadeante de lesões e a maioria afirma possuir ambiente adaptado ao trabalho. Conclui-se que há acentuada prevalência dessas lesões, sendo necessário procurar meios que revertam essa problemática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















