Analysis of neuropsychomotor development of children participating in a mother-baby program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2019.8603

Keywords:

Child Development, Health Promotion, Primary Health Care

Abstract

Objective: To analyze the neuropsychomotor development of children participating in a Mother-baby Program. Methods: A cross-sectional study was carried out with 52 children between 6 and 12 months of age, from the Mother-baby Program, an extension project carried out in a deprived community of Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil, in 2017. The children were selected from the records and to evaluate child development, the Denver II Development Screening Test was applied in the children's home by trained professionals during the period from March to November 2017. Results: The sample consisted of infants born at term (38.52 ± 1.83 weeks), weighing more than 2500g (94.23%; n = 49), who received exclusive breastfeeding (57.70%; n = 30). As to neuropsychomotor development, 30.8% (n = 16) of the children presented suspicious global development, with the most affected domains being language (13.5%; n = 7) and gross motor (11.5%; n = 6). The independent variables that showed an association with suspected delay in neuropsychomotor development were exclusive breastfeeding (p = 0.03), number of children (p = 0.01) and marital status (p = 0.04). Conclusion: The majority of the children (69.2%, n = 36) participants in the Mother-baby Program presented adequate neuropsychomotor development compatible with their age group. However, 30% (n = 16) of the children who had neurodevelopment considered suspect had the language and the motor gross as the most affected domains.

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Author Biographies

Simone de Paula, Universidade Feevale

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Feevale, Mestrado e Doutorado em Medicina/Saúde da Criança pela PUCRS. É especialista em Fisioterapia Dermatofuncional, tem formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath e em Tecnologias Assistivas. Foi bolsista do Laboratório de Neurociência da PUCRS, atuando na área de pesquisa básica em células-tronco e modelos animais de doenças neurológicas. Atualmente é professora e pesquisadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Feevale e lidera um projeto de pesquisa na área de reabilitação e prevenção de comorbidades em um grupo de cadeirantes denominado “Movimento sobre Rodas”, que atua através de ações educativas e tecnológicas em saúde. Também atua em outros projetos vinculados à linha de Pesquisa em Doenças Crônicas Não transmissíveis e é integrante do Programa de Extensão Comunitária Mãe-bebê, participando através de pesquisas na área do desenvolvimento infantil, e na implementação de sistemas informatizados de banco de dados na área da atenção básica. Tem experiência na área de Reabilitação, Tecnologias Assistivas e Fisioterapia Neurofuncional, atuando nos seguintes temas: tecnologias em saúde, reabilitação virtual, deficiências neuromotoras e avaliações do desenvolvimento e da capacidade funcional.

Ellen Becker Rohr, Universidade Feevale

Bolsista de extensão, acadêmica de Fisioterapia.

Maristela Cassia de Oliveira Peixoto, Universidade Feevale

Possui graduação em enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Linha de Pesquisa: Saúde e Inclusão Social - Atuação na Pesquisa: Envelhecimento bem-sucedido (Universidade Feevale), Especialização em Gestão de Serviços e Sistemas Públicos de Saúde (2010), Especialista em Avaliação de Serviços da Saúde (2015) - UNASUS, Especialista em Gestão em Saúde (2015) - FIOCRUZ. Docente do curso de enfermagem da Universidade Feevale e e é integrante do Programa de Extensão Comunitária Mãe-bebê, participando através de pesquisas na área do desenvolvimento infantil, e na implementação de sistemas informatizados de banco de dados na área da atenção básica. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública.

Caroline D’Azevedo Sica

Graduada em Nutrição pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2008. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária (IC/FUC) em 2012. Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária (IC/FUC) em 2017. Atualmente é docente do Curso de Graduação de Nutrição da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Coletiva, Nutrição Clínica e Educação Nutricional, bem como em Prevenção de Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência. Integrante do Programa de Extensão Comunitária Mãe-bebê, participando através de pesquisas na área do desenvolvimento infantil, e na implementação de sistemas informatizados de banco de dados na área da atenção básica.

Ilse Maria Kunzler, Universidade Feevale

Enfermeira, Especialista em Enfermeira Obstétrica, Preceptoria do SUS e Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Mestre em Enfermagem. Docente do curso de enfermagem da Universidade Feevale e é líder do Programa de Extensão Comunitária Mãe-bebê, participando através de pesquisas na área do desenvolvimento infantil, e na implementação de sistemas informatizados de banco de dados na área da atenção básica.

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Published

2019-09-04

How to Cite

de Paula, S., Rohr, E. B., Peixoto, M. C. de O., Sica, C. D., & Kunzler, I. M. (2019). Analysis of neuropsychomotor development of children participating in a mother-baby program. Brazilian Journal in Health Promotion, 32. https://doi.org/10.5020/18061230.2019.8603

Issue

Section

Original Articles