Knowledge, attitude and practice of university students the health about Pap smears

Pap smears among university students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13646

Keywords:

Saúde da Mulher; Teste de Papanicolaou; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Neoplasias do Colo do Útero.

Abstract

Objective: To analyze knowledge, attitude and practice regarding the Pap smear among university students in the health field. Method: Analytical, cross-sectional study with a quantitative approach carried out in 2018, with 540 female from health courses at a higher education institution in the central hinterland of Ceará, over 18 years of age. A questionnaire was used containing sociodemographic data and sexual history and a knowledge, attitude and practice survey type form, evaluating what was known, necessary care, the need and frequency of the exam and the return to seek the exam. The data were analyzed using the SPSS, with the test being considered significant when p< 0.05. Results: Students have adequate knowledge about the purpose and periodicity of  the exam, as well as adequate attitudes about the need to take the exam and when they should seek it. However, there are gaps in the care to be carried out before the exam and in terms of the practice of preventive exams, low adherence was evident. Thus, as observed in women who are not university students in the health field, there is a need to invest in health education within the scope of empowerment, with the promotion of interventions that seek to develop women’s adherence to healthy habits, giving new meaning to the female role in the face of to your body and your choices. Conclusion: The gap between knowledge and application is noticeable, with a disagreement being seen between theoretical knowledge and its application in the daily lives of academics.

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Author Biographies

Anne Fayma Lopes Chaves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2009). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela UECE. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNILAB (2021-2023). Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação da UNILAB. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) da UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva do Curso de Enfermagem (PROSSER) da UNILAB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher e na Saúde do Adulto.

Igor Cordeiro Mendes, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará, Brasil

 

 

Hilderlânia de Freitas Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA. Especialização em Obstetrícia e Ginecologia pelo Centro Universitário Ateneu - UNIATENEU. Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Atuando como professora do curso de Enfermagem da UNICATÓLICA. Participou como voluntária do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS. Ex-Monitora da disciplina Processo de cuidar em situações cirúrgicas - PROMAC. Ex-Preceptora da disciplina Saúde Coletiva e Processo de Cuidar em Saúde da Mulher da UNICATÓLICA. Atuou no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann - Hospital da Mulher de Fortaleza como enfermeira (experiência bloco cirúrgico, posto COVID, alojamento conjunto).

Huana Carolina Cândido Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará. Docente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, CE. Tem experiência na área de enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: distúrbios cardiovasculares e cerebrovasculares, doenças crônicas não transmissíveis, fatores de risco e sistematização da assistência de enfermagem.

 

 

Camila Chaves da Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Enfermagem pela UFC. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família. Graduada em Enfermagem pela UFC, tendo sido bolsista do Pragrama de Educação Tutorial (PET). Professora Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde da Mulher, Promoção da saúde e Educação em Saúde. Atualmente pesquisando sífilis na gestação.

Jairo Domingos de Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestre e Doutor em Modelos de Decisão em Saúde; Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Líder do Grupo de pesquisa e Estudos em Saúde Pública (GPESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família PPGSF/UNILAB da RENASF com experiência nas áreas de Estatística, Educação em Saúde, Epidemiologia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

Liene Ribeiro de Lima, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2007), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestre em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (2017), sendo ex-bolsista Funcap. Atuou no âmbito assistencial na Atenção Primária à Saúde (2007 - 2013), em ambiente hospitalar (2013-2016) nos setores de classificação de risco adulto e pediátrica, clínica médica e cirúrgica, alojamento conjunto e sala de parto. Experiência na Docência de Ensino Superior (Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica e Faculdade Ari de Sá (FAS)) e Coordenadora do curso de Enfermagem da Unicatólica. Tem experiência de docência na na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Saúde da mulher, Segurança do Paciente, Ética e Legislação Profissional, Controle de Infecção Hospitalar, Educação em saúde, Exames Laboratoriais, Citologia, Histologia e Embriologia, Processo Saúde-Doença, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Moléstias Infecto Contagiosas e Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT). Atua na coordenação e orientação de Atividades de Extensão e pesquisa nas áreas de atenção à saúde das gestantes e puérperas. Orientadora e Coordenadora de Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher (GPESM). Orientadora de Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Graduasus (2016) e PET-Saúde Gestão e Assistência (2023). Apresenta experiência em docência na Pós-Graduação Latu Sensu nos seguintes cursos: Especialização em Enfermagem Obstétrica, Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Conselheira do Conselho do Direto das Mulheres Quixadaense. Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO) - Ceará.

Ana Izabel Oliveira Nicolau, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil

Enfermeira, doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará com experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principalmente com Promoção da Saúde. Durante o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará realizou Mestrado Sanduíche na USP- Ribeirão Preto no aprimoramento dos estudos em Enfermagem Baseada em Evidência e Revisões Sistemáticas. Atuou como docente no curso de bacharelado em Enfermagem na categoria de Assistente I da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de maio de 2010 a fevereiro de 2013 e no Centro Universitário Estácio do Ceará de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017.Coordenou ensaios clínicos multicêntricos como enfermeira da Unidade de Pesquisa Clínica do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/ EBSERH) de 2016 a 2023. Experiência como integrante do Núcleo de Avaliações de Tecnologia em Saúde (NATS) do CH-UFCE de 2017 a 2023. Especialista em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Ministério da Saúde PROADI-SUS/HAOC. Atualmente atua como enfermeira da Universidade Federal do Ceará em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Trabalha na linha da enfermagem obstétrica e na promoção da saúde de populações vulneráveis. Integrante do Núcleo de Estudos Enfermagem, Educação em Saúde, Vulnerabilidades e Práticas Profissionais (NEVUSPP).

Published

2023-12-05

How to Cite

Lopes Chaves, A. F., Mendes, I. C., Lima, H. de F., Morais, H. C. C., Costa, C. C. da, Morais, J. D. de, Lima, L. R. de, & Nicolau, A. I. O. (2023). Knowledge, attitude and practice of university students the health about Pap smears: Pap smears among university students. Brazilian Journal in Health Promotion, 36, 11. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13646

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