Planejamento intersetorial na pandemia do novo coronavírus: desafio para retorno às aulas presenciais
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12243Keywords:
Saúde Pública, Novo Coronavírus, Comitê de Profissionais.Abstract
Objetivo: Relatar a experiência de profissionais da saúde acerca do apoio intersetorial ao Comitê de Planejamento para Retorno das Atividades Presenciais (CPRAP) na construção de instrumentos norteadores para o retorno das aulas presenciais. Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência que ocorreu em 13 (treze) municípios da Região Litoral Leste Jaguaribe do estado do Ceará, Brasil, no período de junho a outubro de 2020, através da participação no CPRAP da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Russas (CREDE-10). As atividades realizadas pela Coordenadoria de Aracati (COORD/Aracati) na contribuição ao Comitê compreenderam a produção de apresentação do panorama de indicadores estratégicos da COVID-19 nos municípios de abrangência da CREDE-10; construção de boletins epidemiológicos da COVID-19 e elaboração de estudo técnico dos indicadores do município de Russas, sede da CREDE-10. Conclusão: A participação dos profissionais de saúde no CPRAP possibilitou a troca de experiências, promovida pelos múltiplos olhares e saberes, possibilitando ampliar a compreensão do contexto pandêmico e, em conjunto, propor soluções. Assim, verificou-se a importância do trabalho intersetorial,
sobretudo na pandemia do novo coronavírus.
Downloads
References
World Health Organization. Timeline of WHO’s response to COVID-19 [Internet]. Genebra; 2020 [acesso em 2020 ago 11]. Disponível em: https://www.who.int/news/item/29-06-2020-covidtimeline
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 09]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-2414083881
UNESCO. Half of world’s student population not attending school: UNESCO launches global coalition to accelerate deployment of remote learning solutions [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 09]. Disponível em: https://en.unesco.org/news/half-worlds-student-population-not-attending-school-unesco-launches-global-coalition-accelerate
UNESCO. Education: From disruption to recovery [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse
Meyers K, Thomasson MA. Paralyzed by panic: measuring the effect of school closures during the 1916 polio pandemic on educational attainment. 2017 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w23890
World Health Organization. Returning to work. Overview: Webinar on returning to work [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 11]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/epi-win/webinar-report-epi-win/returning-to-work-29-05-2020.pdf?sfvrsn=da0a37fb_4&download=true
Ceará. Governo do Estado do Ceará. Secretaria da Educação. Comitê Consultivo Estadual. Seduc e Comitê Consultivo Estadual debatem termos para o reinício das atividades presenciais nas escolas [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/06/25/seduc-e-comite-consultivo-estadual-debatem-termos-para-o-reinicio-das-atividades-presenciais-nas-escolas/
Sá MRC, Vieira ACD, Castro BSM, Agostini O, Smythe T, Kuper H, et al. De toda maneira tem que andar junto: ações intersetoriais entre saúde e educação para crianças vivendo com síndrome congênita do vírus Zika. Caderno Saúde Pública [Internet]. 2019 [acesso em 2020 ago 11]; 35(12):1-13. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001405005
Junior GG. Retorno só em 2021? Como está a volta às aulas presenciais na rede privada. Exame [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://exame.com/brasil/retorno-so-em-2021-como-esta-a-volta-as-aulas-presenciais-na-rede-privada/
Oliveira J, Gomes M, Barcelos T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 11]; 28(108): 555-78. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362020000300555&script=sci_arttext
Cardoso R. Após casos de Covid-19, escolas particulares em São Luís suspendem aulas presenciais. G1 [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 11]. Disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2020/08/10/apos-casos-de-covid-19-escolas-particulares-em-sao-luis-suspendem-aulas-presenciais.ghtml
Janvry A, Finan F, Sadoulet E, Vakis R. Can Conditional Cash Transfer Programs Serve as Safety Nets in Keeping Children at School and from Working When Exposed to Shocks?. J Dev Econ [internet]. 2006 [acesso em 2020 ago 12]; 79(2):349-73. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304387806000095
UNESCO. Adverse consequences of school closures [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences
Cohen J, Kupferschmidt K. Countries test tactics in 'war' against COVID-19. Science [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 12]; 367(6484):1287-88. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/367/6484/1287
Ghosh R, Dubey MJ, Chatterjee S, Dubey S. Impact of COVID -19 on children: special focus on the psychosocial aspect. Minerva Pediatrica [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 12]; 72(3):226-35. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32613821/
Fundação BRAVA. Instituto Unibanco. Instituto de Ensino e Pesquisa. Instituto Ayrton Senna. Políticas públicas para a redução do abandono e da evasão escolar de jovens [Internet]. 2017 [acesso em 2020 ago 15]. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Politicas-Publicas-para-reducao-do-abandono-e-evasao-escolar-de-jovens.pdf
UNESCO. Education as healing: Addressing the trauma of displacement through social and emotional learning [Internet]. 2019 [acesso em 2020 ago 15]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367812
Todos Pela Educação. Volta as aulas no contexto da COVID-19: é preciso escutar os professores. Todos pela Educação [Internet]. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/volta-as-aulas-no-contexto-da-covid-19-e-preciso-escutar-os-professores/
Todos Pela Educação. Nota Técnica: O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19. 2020 [acesso em 2020 ago 10]. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/433.pdf?1194110764
Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Cienc Saúde Col [internet]. 2020 [acesso em 2020 dez 15]; 25 (suppl 1):2423-46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&tlng=pt
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal in Health Promotion

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submitted manuscripts must be exclusively destined to RBPS and are not allowed to be submitted to another journal. When submitting the manuscript, authors must include the Declaration of Responsibility and Assignment of Copyright signed by all authors. The document must describe individual contribution to the preparation of the manuscript and be submitted in a pdf format. The author may deposit the final version of the article with post-print peer review in any repository or website under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.