Efeitos de práticas de yoga na saúde mental de adolescentes: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2022.11742Keywords:
Ioga, Adolescente, Saúde Mental, Saúde Pública.Abstract
Objetivo: Analisar os efeitos das práticas de yoga na saúde mental de adolescentes. Métodos: Revisão integrativa realizada em janeiro de 2022 com a pergunta norteadora: Quais os efeitos de práticas e programas de yoga na melhoria de indicadores de saúde mental dos adolescentes? Busca realizada nas bases de dados OneFile, Scopus, MEDLINE/ PubMed, Science Citation Index Expanded, PubMed Central, Social Sciences Citation Index, e Sage Journals por meio dos descritores yoga ou ioga no título e adolescent ou teenager como termo ampliado. Este processo resultou em 183 artigos, 34 elegíveis para leitura do texto completo e 11 que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Todos os artigos apresentaram-se publicados em língua inglesa, desenvolvidos nos Estados Unidos da América ou na Índia, dentre os quais, três ensaios clínicos randomizados e três pesquisas quase-experimentais, publicados entre 2012 e 2021. Com o Hatha Yoga enquanto a principal modalidade aplicada, a síntese das evidências demonstrou que o yoga possa reduzir traços de ansiedade e atitudes de agressão dos adolescentes, atuar no controle da raiva e violência, favorecer estados emocionais e sentimentos, como felicidade, humor, autoestima, autocontrole, bem-estar, e dimensões da qualidade de vida. Conclusões: Os efeitos do yoga na saúde mental e emocional de adolescentes relacionaram-se à redução da ansiedade e de atitudes de agressão ou violência, melhorias no desenvolvimento das competências emocionais com sentimentos de felicidade, humor, autoestima, autocontrole, bem-estar, qualidade de vida, controle das emoções e dos comportamentos.
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