Tecnologia educativa para adolescentes: construção e validação de álbum seriado sobre sífilis adquirida
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2020.9970Palavras-chave:
Estudos de Validação, Tecnologia Educacional, Adolescente, SífilisResumo
Objetivo: Construir e validar um álbum seriado sobre sífilis adquirida a ser utilizado como estratégia educativa para adolescentes. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo metodológico realizado em Recife, Pernambuco, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Obtiveram-se dados provenientes de 22 juízes especialistas para validação de aparência e conteúdo do álbum seriado e de 40 adolescentes de uma escola pública, os quais avaliaram o álbum quanto à aparência. Analisou-se a validade de conteúdo considerando: o Item – Level Content Validity Index (I-CVI); a concordância entre os juízes, por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC); e a validade de aparência, usando o Suitability Assessment of Materials (SAM). Utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para análise. Resultados: O álbum seriado possui 20 páginas e contém orientações sobre a sífilis adquirida. A média do I-CVI foi de 0,97 pelos juízes especialistas; constatando-se como excelente nível de concordância entre as respostas. A partir do formulário o SAM, o álbum foi julgado como superior, obtendo uma média de 80,99% entre os juízes, sendo recomendada sua utilização pelo público ao qual se destina. Houve unanimidade pelos adolescentes na aprovação do material, julgando ser claro, de fácil compreensão e relevante. Conclusão: O álbum seriado foi construído e validado em seu conteúdo e aparência por juízes e, quanto à aparência, pelo público-alvo, podendo ser utilizado com adolescentes no ambiente escolar ou em outras realidades.Downloads
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