Condição oral dos pacientes com Síndrome de Sjögren: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5020/988Palavras-chave:
Síndrome de Sjögren, Indice CPO, Indice periodontal, Placa dentária, gengivite, Candidíase.Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar através de uma revisão sistemática da literatura as manifestações orais da Síndrome de Sjögren. Teve como fontes de pesquisa: consultas manuais em periódicos especializados da área, sites e em bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS e BBO. Como critérios de inclusão: estudos transversais, caso-controle e coorte cuja coleta de dados foi realizada através de índices clínicos para a cárie dentária, doença periodontal e alterações da mucosa oral. Os idiomas selecionados foram: português, inglês e espanhol, no período de 1990 a 2003. As estratégias de buscas utilizadas incluíram as seguintes palavras: Sjögren, dmf, caries, decay, periodontal, plaque, gingivitis. Foram selecionados 13 (treze) estudos, 1(um) no idioma espanhol e os demais no inglês. Todos os desenhos eram do tipo caso-controle, sendo que 54% destes objetivaram avaliar a relação dos indivíduos sindrômicos e a presença de cárie; 85% com a doença periodontal e 32% acerca das alterações da mucosa oral. Os estudos analisados demonstram que o principal sintoma da síndrome de Sjögren é a xerostomia e que existe uma leve associação entre os pacientes sindrômicos e os índices de cárie e algumas alterações da mucosa oral e uma fraca relação com as doenças periodontais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















