A clínica terapêutica ocupacional com usuários de substâncias psicoativas: o desafio da práxis
DOI:
https://doi.org/10.5020/987Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas.Resumo
A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas tem priorizado ações de caráter terapêutico, reabilitativo e de humanização em suas diversas unidades assistenciais. Neste contexto, a Terapia Ocupacional tem um campo fértil de atuação no conjunto de atividades que estão relacionadas à reabilitação psicossocial de indivíduos drogadictos. Neste trabalho, a autora relata, então, a sua experiência clínica terapêutica ocupacional com usuários de substâncias psicoativas em uma instituição psiquiátrica hospitalar, fazendo uma revisão teórica sobre o tema e tecendo considerações metodológicas sobre a práxis terapêutica. A metodologia utilizada foi a do tipo descritiva, na qual a observação no espaço institucional e os atendimentos em grupo foram os principais instrumentos utilizados. Como resultados, a autora refere o enorme prejuízo causado pela dependência química nos usuários, em suas famílias e na sociedade de uma forma geral. A atuação terapêutica ocupacional, principalmente utilizando abordagens grupais, mostra-se bastante eficaz no processo terapêutico, por facilitar expressão de subjetividades e auxiliar a reconstrução psíquica destes indivíduos. No entanto, torna-se urgente a implantação de mais espaços terapêuticos especializados no tratamento de drogadictos, bem como medidas eficientes de prevenção e controle da problemática do narcotráfico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















