Perfil farmacoterapêutico de pacientes em uso de antimicrobianos em hospital privado, em Fortaleza - Ce
DOI:
https://doi.org/10.5020/986Palavras-chave:
Farmacoterapia, Resistência microbiana a drogas, Agentes antibacterianos.Resumo
Apesar da disponibilidade de antimicrobianos eficazes, os germes continuam ganhando a batalha nas doenças infecciosas, acarretando mortes e morbidade. Uma das causas desta situação consiste no surgimento e disseminação de resistência microbiana, que tende a aumentar com o uso indiscriminado de antimicrobianos. Este sério problema afeta a saúde individual e coletiva. O presente trabalho propôs-se a conhecer o perfil farmacoterapêutico dos pacientes em uso de antimicrobianos no Hospital Infantil Luis França, em Fortaleza – CE. Para tal, realizou-se um estudo descritivo retrospectivo de análise de prontuário por um período de dois meses (agosto – setembro, 2004), no qual foram analisados 156 prontuários. Em 80 (51%) destes os pacientes eram do gênero feminino, enquanto 76 (49%), do masculino. A faixa etária prevalente foi de 1 a 3 anos, com a média de idade de 4,6 anos. A pneumonia foi a patologia mais prevalente no estudo, sendo responsável por 36% dos internamentos. A via de administração mais utilizada foi a intravenosa, com 97%. O antimicrobiano mais prescrito isoladamente foi a Ampicilina, com 32%. Houve a associação de dois ou mais antimicrobianos em 20 (12,8%) prontuários estudados. Destacamos entre os prontuários estudados referências a apenas 2 (1,3%) casos de reação adversa relacionada a medicamento. As autoras sugerem a elaboração de protocolos terapêuticos, a fim de evitar o uso indevido de antimicrobianos e com isso diminuir o aparecimento da resistência bacteriana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















