Assistência pré-natal de um serviço de atendimento secundário
DOI:
https://doi.org/10.5020/985Palavras-chave:
Cuidado Pré-natal, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde.Resumo
Estudo exploratório, descritivo, desenvolvido no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), Fortaleza-Ceará, teve por objetivos conhecer a assistência pré-natal oferecida às gestantes, com base nos critérios de qualidade estabelecidos pelo Programa de Humanização e Nascimento no Pré-Natal do Ministério da Saúde; traçar o perfil sócio-demográfico das gestantes submetidas a acompanhamento pré-natal e investigar o conhecimento das gestantes sobre os exames realizados no decorrer da gravidez. Os dados foram coletados por meio de entrevista com trinta gestantes acima de 18 anos, ao final de suas gestações, no período de setembro a outubro de 2004. Dessas, 63% (n=19) eram multigestas e 67% (n=20) da faixa etária predominante tinham de 19 a 25 anos. Em relação ao estado civil, 73% (n=22) relataram ser casadas ou ter um relacionamento estável. No referente à condição econômica, 60% (n=18) afirmaram ter renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos. Quanto à profissão, 40% (n=12) declararam trabalhar como domésticas. 80% (n=24) reconheceram ser o pré-natal essencial para a gestação transcorrer sem intercorrências, 83% (n=25) tinham conhecimento dos exames realizados na gravidez. O percentual de gestantes a realizar os exames de rotina foi de 77% (n=23). De acordo com os depoimentos sobre a assistência prestada pelo NAMI, em média, 93% (n=28) iniciaram o pré-natal até a 14ª semana, sendo o comparecimento de seis ou mais consultas, com o esquema de vacinação antitetânica completo. Conforme concluído, 93% (n=28) das entrevistadas sabiam que se beneficiariam com as consultas e quais os procedimentos cumpridos durante o pré-natal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















