Ensino de educação em saúde, interdisciplinaridade e Políticas Públicas -doi:10.5020/18061230.2006.p182
DOI:
https://doi.org/10.5020/979Palavras-chave:
educação, promoção da saúde, políticas pública.Resumo
As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação na área da saúde e textos sobre interdisciplinaridade, promoção/educação em saúde e políticas públicas serviram de base para a reflexão sobre a Educação em Saúde, que, nesse contexto, constitui-se área de conhecimento político-pedagógico porque seu saber e fazer têm sido historicamente determinados pelas condições sociais e econômicas que gestam as políticas públicas. O texto objetiva motivar os leitores a abrir um espaço psicopedagógico, cultural e operacional de caráter interdisciplinar para o desenvolvimento humano e, em decorrência, nutrir a esperança de contribuir para a promoção da qualidade de vida do ser humano. Consideramos que esse trabalho oferece uma contribuição valiosa para a reflexão de educadores e educandos comprometidos com o fortalecimento das políticas de saúde. É necessário que os docentes e discentes tenham liberdade para criar e aprender a ensinar nos diversos cenários e níveis do cuidar. Trata-se de assumir um compromisso social e ético para diminuir o fosso entre privilegiados e excluídos, de impregnar a vida profissional de um saber-ser, que inclui a arte de acolher o outro, o aprender a aprender pelo reexame contínuo, reflexivo e crítico dos conceitos aprendidos no mundo da informação. Conclui-se, enfim, com uma atitude alicerçada no domínio da ciência, vinculando-se a outras áreas que caracterizam a identidade do ser humano como dimensão transcendental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.