Ensino de educação em saúde, interdisciplinaridade e Políticas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.5020/979Palavras-chave:
educação, promoção da saúde, políticas pública.Resumo
As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação na área da saúde e textos sobre interdisciplinaridade, promoção/educação em saúde e políticas públicas serviram de base para a reflexão sobre a Educação em Saúde, que, nesse contexto, constitui-se área de conhecimento político-pedagógico porque seu saber e fazer têm sido historicamente determinados pelas condições sociais e econômicas que gestam as políticas públicas. O texto objetiva motivar os leitores a abrir um espaço psicopedagógico, cultural e operacional de caráter interdisciplinar para o desenvolvimento humano e, em decorrência, nutrir a esperança de contribuir para a promoção da qualidade de vida do ser humano. Consideramos que esse trabalho oferece uma contribuição valiosa para a reflexão de educadores e educandos comprometidos com o fortalecimento das políticas de saúde. É necessário que os docentes e discentes tenham liberdade para criar e aprender a ensinar nos diversos cenários e níveis do cuidar. Trata-se de assumir um compromisso social e ético para diminuir o fosso entre privilegiados e excluídos, de impregnar a vida profissional de um saber-ser, que inclui a arte de acolher o outro, o aprender a aprender pelo reexame contínuo, reflexivo e crítico dos conceitos aprendidos no mundo da informação. Conclui-se, enfim, com uma atitude alicerçada no domínio da ciência, vinculando-se a outras áreas que caracterizam a identidade do ser humano como dimensão transcendental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















