O climatério e sua relação com a saúde e o ambiente de trabalho - doi:10.5020/18061230.2006.p140
DOI:
https://doi.org/10.5020/974Palavras-chave:
Saúde da mulher, Climatério, Carga de trabalho, Ambiente de trabalho.Resumo
O período do climatério é caracterizado por sinais e sintomas que podem repercutir de algum modo na vida de mulheres, tanto do ponto de vista familiar como profissional. Este estudo teve como objetivo analisar as interferências dos problemas vivenciados pela mulher no climatério e suas relações com a saúde e o ambiente de trabalho. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa e desenvolvida com 26 mulheres na faixa etária de 40 a 57 anos. As informantes eram profissionais de saúde de uma instituição pública do Estado do Ceará. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas e os dados foram organizados nas categorias: conhecimento das transformações fisiológicas do climatério e sua relação com a saúde; interferência do climatério no trabalho. Os resultados mostraram que, apesar do nível de conhecimento que as participantes tinham sobre as mudanças fisiológicas do corpo, elas demonstraram dificuldade em aceitar esse processo fisiológico natural dessa etapa da vida. Concluímos que os sintomas apresentados e vivenciados no cotidiano interferem de maneira negativa no desempenho das atividades do trabalho e na saúde da mulher.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.