Intervenção psicológica multimodal em pacientes na reabilitação pós-enfarte do miocárdio em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5020/965Palavras-chave:
Psicologia, Infarto do miocárdio, Psicologia clínica, Impacto psicossocialResumo
Este artigo faz uma breve revisão da literatura sobre a relação entre os fatores psicossociais e a reabilitação pós-enfarte agudo do miocárdio (EAM), com vista a fundamentar o desenvolvimento de programas de intervenção psicossocial junto a estes pacientes. Descrevese um programa de intervenção psicológica destinado a melhorar o ajustamento à doença e a qualidade de vida dos doentes pós-EAM. Apresenta-se um estudo preliminar da eficácia deste programa, comparando-se a modalidade de intervenção psicossocial (grupo de estudo – GE) em relação a um grupo controle (GC) na modalidade de intervenção médica tradicional. A investigação realizada teve um desenho quasi-experimental, sendo a amostra constituída por 41 doentes do sexo masculino dos serviços de cardiologia de 3 hospitais da região Norte de Portugal, com idades compreendidas entre 35 e 70 anos. As variáveis da intervenção foram a depressão, a ansiedade, as representações de doença e os hábitos de saúde e estilo de vida. Os pacientes foram avaliados após a ocorrência do EAM (internamento) e 3 meses após a alta hospitalar. A principal hipótese previa a existência de diferenças significativas entre o GE e o GC, do pré para o pós-teste, no sentido de melhores resultados psicossociais pós-EAM para o GE. Os resultados obtidos apontaram para um efeito positivo da intervenção no GE em comparação com o GC em termos da depressão, ansiedade, compreensão da doença e percepção da sua duração, controle de tratamento, nutrição e atividade física. Estes resultados mostram a importância deste tipo de intervenção na melhoria do bem-estar e ajustamento à doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















