Tratamento periodontal e bem-estar: um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.5020/964Palavras-chave:
Bem-estar, Periodontite, Terapia, Pesquisa qualitativa.Resumo
A doença periodontal é uma das principais causas de perda dentária, gerando problemas funcionais e estéticos, atingindo o bem-estar e a auto-estima do paciente. A auto-percepção dos pacientes que conseguiram chegar à saúde periodontal, através de um tratamento correto, não tem sido relatada. Esta investigação, realizada com 6 pacientes portadores de periodontite agressiva, por meio de um questionário semi-estruturado, avaliou a visão destes em todas as etapas do tratamento periodontal, desde o primeiro contato com o periodontista com a descoberta da doença, até as sessões de retorno para a terapia periodontal de suporte (TPS). Emergiram a partir da análise dos discursos, três categorias empíricas: a procura pela terapia, o bem-estar antes do tratamento e o bem-estar após o tratamento periodontal. Na fase de TPS da periodontite agressiva, pudemos observar que cada entrevistado tem um conceito pessoal de seu bem-estar, e que houve uma melhora após o controle da doença. Perceber que existe relação entre o sucesso do tratamento e uma sensação de bem-estar pode trazer ao cirurgião-dentista uma nova visão ao abordar os pacientes que anseiam pelo restabelecimento de sua saúde bucal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















