Tratamento periodontal e bem-estar: um estudo qualitativo - doi:10.5020/18061230.2006.p68
DOI:
https://doi.org/10.5020/964Palavras-chave:
Bem-estar, Periodontite, Terapia, Pesquisa qualitativa.Resumo
A doença periodontal é uma das principais causas de perda dentária, gerando problemas funcionais e estéticos, atingindo o bem-estar e a auto-estima do paciente. A auto-percepção dos pacientes que conseguiram chegar à saúde periodontal, através de um tratamento correto, não tem sido relatada. Esta investigação, realizada com 6 pacientes portadores de periodontite agressiva, por meio de um questionário semi-estruturado, avaliou a visão destes em todas as etapas do tratamento periodontal, desde o primeiro contato com o periodontista com a descoberta da doença, até as sessões de retorno para a terapia periodontal de suporte (TPS). Emergiram a partir da análise dos discursos, três categorias empíricas: a procura pela terapia, o bem-estar antes do tratamento e o bem-estar após o tratamento periodontal. Na fase de TPS da periodontite agressiva, pudemos observar que cada entrevistado tem um conceito pessoal de seu bem-estar, e que houve uma melhora após o controle da doença. Perceber que existe relação entre o sucesso do tratamento e uma sensação de bem-estar pode trazer ao cirurgião-dentista uma nova visão ao abordar os pacientes que anseiam pelo restabelecimento de sua saúde bucal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.