Conhecimento e grau de satisfação dos farmacêuticos usuários de um Centro de Informação Sobre Medicamentos (CIM)
DOI:
https://doi.org/10.5020/942Palavras-chave:
Serviços de Informação Sobre Medicamentos, Profissional farmacêutico, Conhecimento, Satisfação dos Consumidores.Resumo
O Centro de Informação sobre Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (CIMUFC) fornece informações objetivas, imparciais e baseadas em evidências sobre vários tópicos relacionados à área farmacêutica, tanto para profissionais da saúde quanto para a população leiga. Este trabalho objetivou verificar o conhecimento e o grau de satisfação dos profissionais farmacêuticos usuários dos serviços prestados pelo CIM-UFC. O estudo, quantitativo, descritivo e transversal, foi realizado nos meses de maio e junho de 2005, no qual foram entrevistados 53 (62,3%) farmacêuticos em 26 unidades de saúde cadastradas no CIM-UFC. Os resultados obtidos revelaram que em relação ao conhecimento e utilização do CIM-UFC, todos os profissionais entrevistados afirmaram que conheciam o Centro e isso se deu, principalmente, através da própria universidade durante o período de formação profissional dos mesmos. Para 14 (21,6%) profissionais, o boletim informativo foi o responsável pela divulgação do CIM. Dos profissionais que utilizaram os serviços do CIM-UFC (n=41), 34 (82,9%) responderam que a informação foi fornecida em tempo satisfatório de ser utilizada; 39 (95,1%) afirmaram que as informações transmitidas foram claras; 38 (92,7%) que as respostas foram objetivas e 33 (80,5%) consideraram que as respostas estavam completas. Pela avaliação realizada, conclui-se que o CIM-UFC tem seu trabalho reconhecido pelos farmacêuticos das unidades de saúde referidas e vem prestando um serviço de qualidade, obtendo a satisfação de seus usuários e contribuindo, desta forma, para o uso racional de medicamentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.