Avaliação da qualidade de serviço odontológico prestado por universidade privada: visão do usuário
DOI:
https://doi.org/10.5020/940Palavras-chave:
Saúde bucal, Satisfação do paciente, Qualidade dos cuidados de saúde.Resumo
A satisfação do usuário deve ser o principal objetivo de todo serviço de saúde. Por meio da avaliação da satisfação do paciente, obtêm-se dados a respeito de suas expectativas, detectam-se as possíveis falhas e buscam-se soluções para melhoria do serviço prestado. Este estudo descritivo e transversal objetivou avaliar a satisfação dos usuários atendidos pelo Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Na pesquisa, foi realizada avaliação de processo, dando ênfase às características relacionadas à consulta, como a relação profissional-cliente, e informações, incluindo a opinião dos usuários sobre a recepção e abrangência dos serviços. Questionários e observações sistemáticas foram aplicados durante os atendimentos nas Clínicas de Cirurgia e Endodontia. Os dados mostraram que 96,22% dos clientes confiavam nos atendimentos realizados por alunos, os quais foram considerados por todos como possuidores de um relacionamento interpessoal satisfatório. As observações sistemáticas confirmaram as respostas dos usuários. Concluiu-se que há satisfação por grande parte dos clientes em relação à qualidade do serviço odontológico prestado pelo Curso de Odontologia da UNIFOR, mas o processo de atendimento pode ser ainda melhorado, principalmente no que concerne à demora do usuário em ser agendado a primeira vez e aos retornos desnecessários destes ao serviçoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.