Avaliar e ser avaliado: uma experiência na elaboração de projetos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5020/939Palavras-chave:
Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa qualitativa.Resumo
A avaliação é uma das funções principais do processo de trabalho de qualquer natureza e visa transformar e integrar os participantes por meio da ampliação de suas perspectivas. O objetivo deste estudo surgiu a partir da vivência dos alunos de uma disciplina do Mestrado em Educação em Saúde, da Universidade de Fortaleza, em avaliação de projetos de pesquisa e visou identificar a percepção dos estudantes sobre esse processo e as mudanças ocorridas a partir dessa experiência. Tratou-se de um estudo descritivo, realizado por meio de questionário com perguntas abertas respondido por 17 alunos desse mestrado, ao final da disciplina Seminário de Pesquisa II. Os resultados foram processados e examinados com base na análise de conteúdo e agrupados em cinco categorias: sentimentos ao avaliar; sentimentos ao ser avaliado; atitudes; método para avaliação e mudanças. No ato de avaliar, predominaram sentimentos de crescimento, responsabilidade e satisfação. Ao serem avaliados, a maioria exibiu medo, estresse, insegurança e dificuldade para ouvir as críticas. Na posição de “ser avaliado”, preponderou um posicionamento crítico, imparcial e objetivo. A metodologia de avaliação dos projetos foi considerada satisfatória por 100% dos mestrandos. Dentre as mudanças ocorridas, destacaram-se maior aceitação da crítica, o exercício da humildade e a oportunidade de colocar-se no lugar do outro. O processo de ensino-aprendizagem adotado estimulou a reflexão crítica e autocrítica entre os alunos, possibilitando o aprendizado prático, a melhoria nos projetos de pesquisa e amadurecimento pessoal e profissional, consolidando-se como uma importante estratégia educacional na formação de pesquisadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















