O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2005.p78Palavras-chave:
Criança, Prevenção de Acidentes, Promoção da Saúde.Resumo
Abordar a prevenção de agravos à saúde no contexto da escola integra as diretrizes das políticas públicas ao se instituir a educação em saúde como tema transversal no ensino fundamental brasileiro. O estudo teve o propósito de descrever a utilização do lúdico como estratégia preventiva de acidentes em crianças no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência com 26 crianças do Jardim I, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, em Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de técnicas de observação e participação de atividades lúdicas como jogos, desenhos, histórias infantis. Os resultados mostraram que os desenhos e as verbalizações das crianças sobre acidentes e sua prevenção corresponderam às expectativas de aprendizado. Considera-se que o uso de atividades lúdicas é uma opção para despertar a criatividade das crianças, mediada pela linguagem do grupo cultural, possibilitando a construção de conceitos essenciais para entender as formas de prevenir acidentes na infânciaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















