Eficácia de intervenções educativas com gestantes sobre o grau de conhecimento em aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2019.9001Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Educação em Saúde, GravidezResumo
Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento sobre aleitamento materno de mulheres na primeira metade gestacional em pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver atividades de educação em saúde sobre essa temática visando melhorar o nível de conhecimento das gestantes. Métodos: Estudo longitudinal, de intervenção, realizado nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, com 57 mulheres na primeira metade gestacional. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre escolaridade, etnia, atividade profissional, renda familiar e situação conjugal, e realizada avaliação do grau de conhecimento acerca de quatro blocos temáticos relacionados ao aleitamento materno: cuidados pré-parto com as mamas, vantagens da amamentação para o binômio mãe-filho, fisiologia da lactação e técnicas adequadas de amamentação. Posteriormente, foram realizadas quatro intervenções educativas, na frequência de uma por semana, nas UAPS ou em domicílio, com enfoque nas quatro abordagens do formulário. O instrumento de avaliação de conhecimento foi, então, reaplicado. Resultados: O grau de conhecimento das gestantes melhorou em todos os domínios do aleitamento materno investigados: de 62,8% de acertos para 83,0% no bloco temático um (variação: 20,2%); de 71,6% para 87,5% no bloco dois (15,9%); de 66,9% para 79,7% no três (12,7%); de 63,6% para 92,6% no bloco quatro (29,0%). Observou-se maior impacto sobre o aspecto “técnicas adequadas de amamentação”. Conclusão: As gestantes avaliadas apresentaram conhecimento adequado sobre a maioria dos questionamentos acerca do aleitamento materno. A educação em saúde foi eficaz em melhorar esses conhecimentos, o que futuramente poderá refletir no prolongamento do tempo de amamentação exclusiva. Número de Registro (ReBEC): RBR-3rs7sxDownloads
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