Refletindo o processo de trabalho no período perioperatório a partir das necessidades do paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8631

Palavras-chave:

Assistência Perioperatória, Educação em Saúde, Integralidade em Saúde, Comunicação, Relações Interprofissionais.

Resumo

Objetivo: Analisar as necessidades dos pacientes no momento perioperatório e, a partir de tais necessidades, compreender o processo de trabalho promovido pela equipe de saúde nesse período. Métodos: Na primeira etapa da pesquisa, foram realizadas 26 entrevistas semiestruturadas com pacientes submetidos a cirurgias eletivas, entre fevereiro e maio de 2016, em um hospital de clínicas de um município do interior do estado de São Paulo, sendo analisadas à luz do discurso do sujeito coletivo. Na segunda etapa, os discursos obtidos foram utilizados como disparadores de discussão em quatro grupos focais com a equipe de saúde, entre setembro e novembro de 2016, analisados segundo a técnica hermenêutica-dialética. Resultados: Os pacientes relataram ter recebido informações superficiais sobre o cuidado e apresentaram pouca autonomia nesse processo, aludindo a família e espiritualidade como apoio para o enfrentamento do momento. A equipe de saúde, por sua vez, mencionaram a comunicação ineficaz como aspecto que dificulta a assistência integral e interdisciplinar, apontando a necessidade de aproximação entre os profissionais a fim de articular as ações visando a qualidade da assistência. Conclusão: A garantia e consolidação de espaços de educação permanente nos serviços de saúde possibilita uma assistência centrada no paciente e com vistas às práticas colaborativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Santos J, Henckmeier L, Benedet SA. O impacto da orientação pré-operatória na recuperação do paciente cirúrgico. Enferm Foco. 2011;2(3):184-87.

Pinar G, Kurt A, Gungor T. The efficacy of preoperative instruction in reducing anxiety following gyneoncological surgery: a case control study. World J Surg Oncol. 2011;9(38):1-8.

Rigon AG, Neves ET. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito?. Texto & Contexto Enferm. 2011; 20(4):812-7.

King J, Chamberland P, Rawji A, Ager A, Léger R, Michaels R, Poitras R, Skelton D, Warren M. Patient educational needs of patients undergoing surgery for lung cancer. J Canc Educ. 2014;29(4):802-7.

Watson DS. The benefits of enhanced recovery pathways in perioperative care. AORN Journal. 2015;102(5):464-67.

Cecílio LCO. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde [Internet]. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO; 2001. p.113-26 [citado 10 mar 2017]. Disponível em: http://www.uff.br/pgs2/textos/Integralidade_e_Equidade_na_Atencao_a_saide_-_Prof_Dr_Luiz_Cecilio.pdf.

Garret HJ. Effective perioperative communication to enhance patient care. AORN Journal. 2016;104(2):111-20.

Raimundo JS, Cadete MMM. Escuta qualificada e gestão social entre os profissionais de saúde. Acta Paul Enferm. 2012;25(esp. 2):61-7.

Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enferm. 2013;22(1): 224-30.

Selimen D, Andsoy II. The importance of a holistic approach during the perioperative period. AORN Journal. 2011;93(4):482-90.

Merhy EE, Cecílio LCO. A integralidade do cuidado como eixo da gestão hospitalar [Internet]. Campinas; 2003. [citado 10 mar 2017]. Disponível em: http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/A%20INTEGRALIDADE%20DO%20CUIDADO%20COMO%20EIXO%20DA%20GEST%c3O%20HOSPITALAR.pdf.

Silva DC, Alvim NAT, Figueiredo PA. Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado de enfermagem hospitalar. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008;12(2): 291-8.

Vasconcelos MFF, Nicolotti CA, Silva JF, Pereira SMLR. Entre políticas (EPS – Educação Permanente em Saúde e PNH – Política Nacional de Humanização): por um modo de formar no/para o Sistema Único de Saúde (SUS). Interface Comun Saúde Educ. 2016;20(59):981-91.

Peres C, Silva RF, Barba PCSD. Desafios e potencialidades do processo de educação permanente em saúde. Trab Educ Saúde. 2016;14(3):783-801.

Mazzi NR, Tonhom SFR. O processo de trabalho no perioperatório: reflexões a partir do Discurso do Sujeito Coletivo. In: Anais 6º Congresso Íbero-Americano em Investigação Qualitativa; 12-14 jul 2017; Salamanca, Espanha; 2017. p. 210-19.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel GB, Ricas J, Turato ER, Melo DG. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad Saúde Pública. 2011;27(2):388-94.

Lefevre F, Lefevre AMC. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. 2a ed. Brasília: Liber Livro; 2012.

Moscovici S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 11a ed. Petrópolis: Vozes; 2015.

Campos DA, Rodrigues J, Moretti-Pires RO. Pesquisa em saúde coletiva como instrumento de transformação social: uma proposta fundamentada no pensamento hermenêutico-dialético. Saúde Transform Soc. 2012;3(4):14-24.

Guerreiro EM, Rodrigues DP, Queiroz ABA, Ferreira MA. Educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal: sentidos atribuídos por puérperas. Rev Bras Enferm. 2014;76(1):13-21.

Sayin Y, Güler A. The nurse’s role in providing information to surgical patients and family members in Turkey: a descriptive study. AORN Journal. 2012;95(6):772-87.

Camponogara S, Soares SGA, Silveira M, Viero CB, Barros CS, Cielo C. Percepção de pacientes sobre o período pré-operatório de cirurgia cardíaca. REME Rev Min Enferm. 2012;16(3): 382-90.

Austin EA. Personalized care for families of perioperative patients. AORN Journal. 2016;103(3):13-4.

Dal-Farra RA, Geremia C. Educação em saúde e espiritualidade: proposições metodológicas. Rev Bras Educ Med. 2010;34(4):587-97.

Koening HG.Religion, spirituality and medicine: research findings and implications for clinical practice. South Med J. 2004;97(12):194-200.

Murakami R, Campos CJG. Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente. Rev Bras Enferm. 2012;65(2):361-7.

Fernandes MCP, Backes VMS. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev Bras Enferm. 2010;63(4):567-73.

Vaghetti HH, Padilha MICS, Lunardi Filho WD, Lunardi VL, Costa CFS. Significados das hierarquias no trabalho em hospitais públicos brasileiros a partir de estudos empíricos. Acta Paul Enferm. 2011;24(1):87-93.

Souza GC, Peduzzi M, Silva JAM, Carvalho BG. Trabalho em equipe de enfermagem: circunscrito à profissão ou colaboração interprofissional?. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(4):640-7.

Agreli HF, Peduzzi M, Silva MC. Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface Com Saúde Educ. 2016;20(59): 905-16.

Cecilio LCO, Merhy EE. A integralidade do cuidado como eixo da gestão hospitalar. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO; 2003. p. 197-210.

Pirolo SM, Ferraz CA, Gomes R. A integralidade do cuidado e ação comunicativa na prática interprofissional da terapia intensiva. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(6): 1396-402.

Silva LAA, Schmidt SMS, Noal HC, Signor E, Gomes IEM. Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde. Trab Educ Saúde. 2016;14(3):765-81.

Gigante RL, Campos GWS. Política de Formação e Educação Permanente em Saúde no Brasil: bases legais e referências teóricas. Trab Educ Saúde. 2016;14(3): 747-63.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

de Mazzi, N. R., & Tonhom, S. F. da R. (2018). Refletindo o processo de trabalho no período perioperatório a partir das necessidades do paciente. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 31. https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8631