Refletindo o processo de trabalho no período perioperatório a partir das necessidades do paciente
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8631Palavras-chave:
Assistência Perioperatória, Educação em Saúde, Integralidade em Saúde, Comunicação, Relações Interprofissionais.Resumo
Objetivo: Analisar as necessidades dos pacientes no momento perioperatório e, a partir de tais necessidades, compreender o processo de trabalho promovido pela equipe de saúde nesse período. Métodos: Na primeira etapa da pesquisa, foram realizadas 26 entrevistas semiestruturadas com pacientes submetidos a cirurgias eletivas, entre fevereiro e maio de 2016, em um hospital de clínicas de um município do interior do estado de São Paulo, sendo analisadas à luz do discurso do sujeito coletivo. Na segunda etapa, os discursos obtidos foram utilizados como disparadores de discussão em quatro grupos focais com a equipe de saúde, entre setembro e novembro de 2016, analisados segundo a técnica hermenêutica-dialética. Resultados: Os pacientes relataram ter recebido informações superficiais sobre o cuidado e apresentaram pouca autonomia nesse processo, aludindo a família e espiritualidade como apoio para o enfrentamento do momento. A equipe de saúde, por sua vez, mencionaram a comunicação ineficaz como aspecto que dificulta a assistência integral e interdisciplinar, apontando a necessidade de aproximação entre os profissionais a fim de articular as ações visando a qualidade da assistência. Conclusão: A garantia e consolidação de espaços de educação permanente nos serviços de saúde possibilita uma assistência centrada no paciente e com vistas às práticas colaborativas.Downloads
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