O papel do fisioterapeuta do programa saúde da família do município de Sobral-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/859Palavras-chave:
saúde pública, fisioterapia, Prestação de Cuidados de Saúde (assistência a saúde).Resumo
Tendo como referencial teórico as pesquisas de Dominguez, Deliberato e Rouquayrol, foi realizada uma descrição da atuação dos fisioterapeutas no Programa de Saúde da Família (PSF) desenvolvido no município de Sobral- Ceará enfatizando as necessidades das populações especiais em relação à intervenção preventiva desse profissional. A pesquisa foi de caráter descritivo, observacional e transversal com abordagem quantitativa, abrangendo todos os fisioterapeutas integrantes do PSF em Sobral (n=4). Os resultados dessa experiência apontam que o acesso da comunidade ao serviço de fisioterapia foi facilitado gerando satisfação para a população beneficiada. Entretanto, existem alguns obstáculos como: número insuficiente de profissionais, dificuldades estruturais e materiais, desconhecimento da população e outros profissionais gestores quanto às funções desenvolvidas pelo fisioterapeuta. Conclui-se que é importante garantir a participação ativa da comunidade, grupos sociais, outros setores da economia e particularmente outros serviços de saúde, em especial do Hospital, que terá a responsabilidade de atender urgências, consultas, internações e também investigações diagnosticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















