O professor e seu papel social - doi:10.5020/18061230.2004.p206

Autores

  • Irineu Lima de Albuquerque Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/701

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Educação Inter-relação

Resumo

A interação entre o professor e o aluno está pautada na relação profissional e humana, construída no respeito, na ética e no entendimento de que o aluno não é passivo nesse processo, ele trás uma gama de conhecimentos, ocorrendo então a troca de saberes, e assim o professor constrói seu intelecto dia-a-dia. Este trabalho tem como objetivo ressaltar pontos de relevância nesta inter-relação e o papel social do professor. O professor constitui a viga mestra na formação do caráter do aluno, formação esta que deve ser construída na experimentação em conjunto. As atividades educacionais, por sua vez, devem ser centradas nas aptidões, expectativas, interesses, oportunidades, possibilidades e condições de aprender dos alunos. O incentivo constitui a mola mestra do ensino e da aprendizagem para se atingir os reais objetivos do ensino que são a sedimentação de saberes prévios, a correção de distorções e a aquisição de novos saberes.

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Biografia do Autor

Irineu Lima de Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1992) com modalidade em Indústria de Medicamentos. Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2007), com concentração na área de Produtos Naturais. Atualmente professor assistente 2 da Universidade de Fortaleza. Experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, plantas medicinais, própolis e atenção farmacêutica

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Albuquerque, I. L. de. (2012). O professor e seu papel social - doi:10.5020/18061230.2004.p206. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(4), 206–210. https://doi.org/10.5020/701

Edição

Seção

Artigos de Revisão