Traducción, validación y adaptación transcultural del schoolagers´ coping strategies inventory para escolares colombianos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2018.6991Palavras-chave:
Estudos de Validação, Inquéritos e Questionários, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Adaptação Psicológica.Resumo
Objetivo: Realizar a tradução, validação e adaptação transcultural do Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Escolares) (SCSI) com estudantes colombianos. Métodos: Estudo metodológico realizado entre 2015 a 2016 com alunos de 8 a 15 anos de idade, de instituições de ensino públicas e privadas, em Ibagué, Colômbia. Utilizou-se a ficha de caracterização e o SCSI. A validação transcultural foi organizada em oito etapas: tradução oficial para o espanhol; tradução do original para o inglês; tradução reversa; versão consensual; validade facial e adaptação à língua pelos estudantes; validade facial e de conteúdo por especialistas; versão final; teste piloto e confiabilidade. Resultados: A versão original em inglês foi adaptada para o idioma espanhol colombiano, com a intervenção de estudantes, de estratos socioeconômicos altos e baixos, em grupos focais e teste piloto, utilizando suas expressões verbais e modificando 4 itens; e com a colaboração de especialistas em pesquisa metodológica e em coping, também modificando 4 itens, com confiabilidade de 0,80. Conclusão: O SCSI foi traduzido, validado e adaptado transculturalmente para a população colombiana. A versão obtida foi o SCSI-VCONF, o qual mostrou-se compreensível para a população-alvo e válida e confiável para pesquisas com escolares para determinar a frequência de uso e efetividade de estratégias de enfrentamento.Downloads
Referências
Senger BA, Ward LD, Barbosa-Leiker C, Bindler RC. Stress and coping of parents caring for a child with mitochondrial disease. Appl Nurs Res [Internet]. 2016 [citado el 2016 Nov 3];29:195-201. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0897189715000701
Ered A, Gibson LE, Maxwell SD, Cooper S, Ellman LM. Coping as a mediator of stress and psychotic-like experiences. Eur Psychiatry [Internet]. 2017 [citado el 2017 Feb 14]; Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0924933817303425
Monat A, Lazarus RS, editores. Stress and coping: an anthology. 3rd ed. New York: Columbia University Press; 1991.
Vandoninck S, d’Haenens L. Children’s online coping strategies: Rethinking coping typologies in a risk-specific approach. J Adolesc [Internet]. 2015 [citado el 2017 Feb 14];45:225-36. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0140197115002407
Almeida AC, Pereira MG. Psychometric properties of the portuguese version of the Coping Health Inventory for Parents (CHIP) of adolescents with chronic illness. J Pediatr Nurs [Internet]. 2016 [citado el 2017 Feb 14];31(5):528-36. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0882596316300409
Roy C, Bakan G, Li Z, Nguyen TH. Coping measurement: creating short form of Coping and Adaptation Processing Scale using item response theory and patients dealing with chronic and acute health conditions. Appl Nurs Res [Internet]. 2016 [citado el 2017 Fev];32:73–9. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0897189716300234
Roy C. The Roy adaptation model. 3rd ed. Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall; 2009.
Roy C, Roy Adaptation Association. Generating middle range theory: from evidence to practice. New York: Springer Pub; 2014.
Ryan-Wenger NM. Development and psychometric properties of the schoolagers coping strategies inventory. Nurs Res [Internet]. 1990 [citado el 2015 Mar 28];39(6):344-9. Disponible en: http://content.wkhealth.com/linkback/openurl?sid=WKPTLP:landingpage&an=00006199-199011000-00005
Conceição A, Carvalho M. Emotional and behavioral problems in preadolescents: relationships with temperament, coping and emotional regulation strategies, and facial expressions identification. Psychologica [Internet]. 2013 [citado el 2016 Nov 3];56:83–100. Disponible en: https://digitalis.uc.pt/handle/10316.2/29957
De Luna-Rodríguez ME, Aranda-Gallardo M, Canca-Sánchez JC, Vazquez-Blanco MJ, Moya-Suárez AB, Morales-Asencio JM. Cross-cultural adaptation of the STRATIFY tool in detecting and predicting risk of falling. Enferm Clínica Engl Ed [Internet]. 2017 [citado el 14 de febrero de 2017];27(2):101-5. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2445147916300108
Ferreira L, Nogueira A, Betanho M, Gomes M. Guia da AAOS/IWH: sugestões para adaptação transcultural de escalas. Aval Psicológica [Internet]. 2014 [citado el 2016 Oct 2016];13(3):457–61. Disponible en: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n3/v13n3a18.pdf
Lima L, Serra LM, Prista M. Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers’ Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa. Anál Psicol. 2002;20(4):555-70.
Ryan N. Directions for use of the Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (SCSI). Local? Editora? 2014.
Naar-King S, Ellis DA, Frey MA, editores. Assessing children’s well-being: a handbook of measures. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates; 2004.
Lauffer A, Solé L, Bernstein S, Lopes MH, Francisconi CF. Cómo minimizar errores al realizar la adaptación transcultural y la validación de los cuestionarios sobre calidad de vida: aspectos prácticos. Rev Gastroenterol México [Internet]. 2013 [citado el 2016 Sep 16];78(3):159–76. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0375090613000529
Cukljek S, Juresa V, Babic J. The cross-cultural (transcultural) adaptation and validation of the nursing image questionnaire. Nurse Educ Today [Internet]. 2017 [citado el 2017 Feb 14];48:67–71. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260691716302003
Ministerio de Salud (CO). Resolución No 008430 DE 1993. Por la cual se establecen las normas científicas, técnicas y administrativas para la investigación en salud. [Internet]. 1993 [citado el 2017 Feb 14]. Disponible en: http://www.dib.unal.edu.co/promocion/etica_res_8430_1993.pdf
Escobar J, Bonilla F. Grupos focales: una guía conceptual y metodológica. Cuad Hispanoam Psicol. 2009;9(1):51–67.
Burns N, Grove SK, Gray J. Investigación en enfermería: desarrollo de la práctica enfermera basada en la evidencia. Amsterdam: Elsevier; 2012.
Hamui A, Varela M. La técnica de grupos focales. Investig En Educ Médica [Internet]. 2013 [citado el 2016 Oct 2016];2(1):55–60. Disponible en: http://riem.facmed.unam.mx/sites/all/archivos/V2Num01/09_MI_HAMUI.PDF
Escobar J, Cuervo A. Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Av En Medición [Internet]. 2008 [citado el 2016 Oct 2016];6(1):27–36. Disponible en: http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf
Bowling A. Measuring health: a review of quality of life measurement scales [Internet]. New York: Open University Press; 2005 [citado el 2016 Oct 2016]. Disponible en: http://public.eblib.com/choice/publicfullrecord.aspx?p=287844
Polit DF. Assessing measurement in health: Beyond reliability and validity. Int J Nurs Stud [Internet]. 2015 [citado el 2017 Feb 7];52(11):1746–53. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0020748915002242
LoBiondo-Wood G, Haber J. Nursing research. Methods and critical appraisal for evidence-based practice. 8th ed. Elsevier; 2014.
Parrado lozano YM, Sáenz Montoya X, Soto Lesmes VI, Guáqueta Parada SR, Amaya Rey P, Caro Castillo CV, et al. Validez de dos instrumentos para medir la relación interpersonal de la enfermera con el paciente y su familia en la unidad de cuidado intensivo. Investig En Enferm Imagen Desarro [Internet]. 2016 [citado el 2017 Feb 7];18(1):115. Disponible en: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/imagenydesarrollo/article/view/15069
Calvo J, Sanchez-Pedraza R, Peña-Solano D. Traducción y adaptación de la escala SQLS para medir calidad de vida en pacientes con esquizofrenia en Colombia. Rev Fac Med [Internet]. 2012 [citado el 2017 Feb 7];60(2):95-102. Disponible en: http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/revfacmed/article/view/36012/47220
González-Arratia-López-Fuentes NI, Valdez Medina JL. Validez de la Escala de Salud Mental Positiva en Niños Mexicanos. Acta Investig Psicológica [Internet]. 2016 [citado el 2017 Feb 14];6(1):2368–83. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2007471916300564
Hartley JEK, Levin K, Currie C. A new version of the HBSC Family Affluence Scale - FAS III: Scottish Qualitative Findings from the International FAS Development Study. Child Indic Res [Internet]. 2016 [citado el 2017 Feb 14];9(1):233–45. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/s12187-015-9325-3
Paiva PCP, Paiva HN, Oliveira PM Filho, Lamounier JA, Ferreira EF, Ferreira RC, et al. Development and Validation of a Social Capital Questionnaire for Adolescent Students (SCQ-AS). PLoS ONE [Internet]. 2014 [citado el 2017 Feb 14];9(8):e103785. Disponible en: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0103785
Caro-Bautista J, Morilla-Herrera JC, Villa-Estrada F, Cuevas-Fernández-Gallego M, Lupiáñez-Pérez I, Morales-Asencio JM. Adaptación cultural al español y validación psicométrica del Summary of Diabetes Self-Care Activities measure (SDSCA) en personas con diabetes mellitus tipo 2. Atención Primaria (Barcelona) [Internet]. 2016 [citado el 2016 Nov 7];48(7):458–67. Disponible en: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0212656715003388
Silveira ALS, Grassi-Oliveira R. Semantic validation of the ISPCAN Child Abuse Screening Tools (ICAST) in Brazilian Portuguese. Trends Psychiatry Psychother [Internet]. 2016 [citado el 2016 Nov 26];38(2):105–10. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-60892016000200105&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.