Percepção do usuário sobre a atuação da equipe de saúde da família de um distrito de Caucaia-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2004.p163Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, Avaliação, Cuidados primários de saúdeResumo
Estudo do tipo transversal, descritivo, realizado no distrito de Bom Princípio em Caucaia, no Ceará, com o objetivo de identificar a percepção de usuários sobre a atuação de equipe do saúde da família. Foram entrevistados 30 usuários que freqüentavam a Unidade de Saúde da Família (USF) do referido distrito no período de 11 a 18 de novembro de 2002. A maioria dos usuários foi de mulheres, na faixa etária entre 15 e 60 anos, de baixa escolaridade e tendo como ocupação predominante o trabalho doméstico e a agricultura. Praticamente 100% dos usuários consideraram ter havido melhorias na oferta dos serviços de saúde, como melhor acesso e atendimento diário na própria comunidade. Os serviços oferecidos foram classificados como “bons” numa escala que variou de excelente até péssimo. As principais dificuldades descritas foram: relacionamento insatisfatório médicocliente, ausência de posto de coleta de material para exames laboratoriais, atraso no início dos atendimentos, falta de alguns medicamentos e precário sistema de transporte para os pacientes. Concluiu-se que a escuta ao usuário é fundamental ao processo de avaliação da atuação da equipe do saúde da família, uma vez que foram capazes de apontar melhorias e desafios, bem como sugerirem caminhos coerentes à superação das atuais necessidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















