Tratamento cirúrgico de fissuras palatinas completas
DOI:
https://doi.org/10.5020/693Palavras-chave:
Fissura palatina, alvéolo dental, reconstrução alveolar.Resumo
As fissuras palatinas são problemas médico-odontológico-sociais que se situam entre o 3º ou 4º defeito congênito mais freqüente. No Brasil, dados sugerem a existência de aproximadamente 180.000 fissurados. O presente estudo de revisão teve como objetivo descrever conhecimentos acerca das fissuras palatinas, técnicas cirúrgicas utilizadas como formas de tratamento, bem como a melhor época de intervenção e prognóstico esperado. O tratamento de fissuras palatinas completas propõe-se à correção da fissura e dos problemas a ela associados, devendo ser iniciado em idade prematura, podendo durar vários anos e nem sempre com garantia de sucesso. A partir deste estudo, conclui-se que existe um grande número de técnicas cirúrgicas, as quais variam conforme os cirurgiões que as executam, de acordo com o estado geral do paciente e com as características de cada fissura, que juntos ditam a complexidade do caso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















