A humanização da assistência na unidade de terapia intensiva na visão dos usuários - doi:10.5020/18061230.2008.p121
DOI:
https://doi.org/10.5020/670Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, Cirurgia torácica, Humanização da assistênciaResumo
Objetivo: Analisar as percepções de pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca no que diz respeito à humanização da assistência no período de internação na Unidade de Terapia Intensiva, ao atendimento e ao trabalho dos profissionais de saúde. Método: O estudo apresenta abordagem qualitativa, tendo sido realizado com dez pacientes, de ambos os sexos, internados por mais de 24 horas na terapia intensiva de um hospital público de Fortaleza, Ceará, no período de agosto a outubro de 2006. Uma entrevista semi-estruturada e um diário de campo foram aplicadas seguindo às perguntas norteadoras: Como você percebe o trabalho dos profissionais de saúde na Unidade de Terapia Intensiva? Como você se sentiu durante os dias em que esteve na unidade? A análise de conteúdo foi aplicada aos dados. Resultados: A atenção, paciência, pronta-assistência e competência dos profissionais, associadas aos cuidados e transmissão de informações sobre o processo cirúrgico, contribuem para a humanização da assistência dessa instituição, apesar da presença de aspectos desagradáveis como o tubo orotraqueal, a desorientação temporal, a ventilação-não-invasiva e a freqüência de procedimentos normalmente presentes na fase de recuperação. Conclusão: A pesquisa aponta que, na percepção dos pacientes investigados e, apesar de alguns procedimentos incômodos presentes em um pós-operatório de cirurgia cardíaca, os profissionais da instituição buscam, de forma humanizada e através de pronto atendimento e cuidado, amenizar esse momento delicado e sofrido para os pacientes e seus familiares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.