Educação em saúde: algumas reflexões sobre sua implementação pelas equipes da estratégia saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p102Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde, Exercício Profissional, Relações Profissional-Paciente.Resumo
Objetivo: Analisar o desenvolvimento da educação em saúde pela equipe multiprofissional da estratégia saúde da família. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com uma coleta de dados por meio de grupo focal realizado com quatro equipes de saúde e um com gestores da saúde do município. Foi utilizada a análise de conteúdo, modalidade temática para analisar o conteúdo dos encontros em grupo. Resultados: Os profissionais reconhecem a importância das atividades de educação em saúde, porém sinalizam algumas fragilidades em atuarem segundo os princípios do Programa devido o foco da assistência ser, ainda, em atendimentos individuais baseados na demanda e o conceito de educação em saúde ainda é limitado. Identificado à realização de algumas atividades de educação em saúde, em cenários diversos e destacam ações intersetoriais. Conclusão: Existe necessidade de investimentos em espaços de reflexão entre os profissionais das equipes e, a educação permanente se mostra como potente ferramenta para possíveis transformações no processo de trabalho em saúde.Downloads
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