Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p313Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Ensino Superior.Resumo
Objetivo: Caracterizar a qualidade de vida (QV) de estudantes das áreas de humanas, exatas e da saúde, relacionando com o índice de rendimento acadêmico (IRA). Métodos: Estudo do tipo transversal, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) nos anos de 2014 e 2015, tendo como amostra 492 acadêmicos. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref em conjunto com um questionário complementar. Calculou-se média dos escores do WHOQOL-bref e dicotomizou-se o IRA em alto e baixo. Aplicou-se o teste t de Student para verificar a diferença entre os domínios da QV com o IRA (alto e baixo) e o coeficiente de Spearman para correlacionar as questões dos questionários com o IRA dos estudantes. Resultados: A área de humanas teve o maior valor de média para o IRA e apresentou diferença significativa (p≤0,05) entre as médias dos estudantes de alto IRA e baixo IRA na maioria dos domínios e facetas da QV, diferente do IRA das áreas de exatas e saúde que obteve associação apenas com um domínio: o psicológico (p≤0,05) e meio ambiente (p≤0,05), respectivamente, tendo o IRA da área da saúde se correlacionado com apenas quatro aspectos da QV (p≤0,05), e o aspecto sobre autodisciplina correlacionado com o IRA das três áreas (p≤0,05). Conclusão: A área de humanas obteve as melhores médias para a maioria dos domínios da QV. O IRA dos acadêmicos de humanas teve associação com um maior número de facetas da QV. Obteve-se uma única associação do IRA comum às três áreas avaliadas, com a questão autoavaliação sobre autodisciplina, organização e planejamento das atividades de estudo.Downloads
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