Perfil socioeconômico de pacientes asmáticos atendidos em núcleo de atenção médica integrada - doi:10.5020/18061230.2008.p180

Autores

  • Anisia Torquilho Praxedes Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira
  • Ismael Leite Martins Universidade Federal do Ceará
  • Lígia Vieira Uchoa Universidade Federal do Ceará
  • Vânia Cordeiro de Matos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/581

Palavras-chave:

Asma, epidemiologia, Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil socioeconômico dos pacientes asmáticos que utilizam o serviço de saúde disponibilizado por núcleo de atenção médica integrada. A necessidade de estudos para desenvolver programas de atenção farmacêutica para asmáticos deu-se em virtude do aumento da incidência e prevalência da doença na população. Metodologia: Este estudo, de caráter descritivo, retrospectivo, transversal, de abordagem quantitativa, teve amostra composta por 40 pacientes asmáticos, atendidos no período de abril a maio, durante o ano de 2006. Realizouse a coleta de dados através de questionário semi-estruturado, padronizado, com perguntas fechadas e abertas. A faixa etária dos entrevistados entre 0 a 5 anos representou a maior porcentagem de pacientes, de forma que se obteve 60,0% dos questionários respondidos. Resultados: Segundo as condições socioeconômicas, 55,0% eram analfabetos ou estavam sendo alfabetizados, 75,0% estavam fazendo uso de algum medicamento prescrito no núcleo de referência, 72,5% desconheciam totalmente a doença, 52,5% reconheciam os fatores que desencadeavam a crise asmática e 55,0% disseram ter crises freqüentemente. Setenta por cento (70,0%) dos entrevistados apresentavam alguma dificuldade em relação ao uso dos medicamentos; 47,5% têm problemas diversos relativos ao acesso aos medicamentos. Conclusão: Concluiu-se que a maior parte dos pacientes avaliados são pessoas carentes de instrução, devido à exclusão social em que se encontram; sendo a maioria crianças do sexo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anisia Torquilho Praxedes, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira

Especialização em Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (2006). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestranda em Patologia Investigativa pela Universidade Federal Fluminense (início: 2009). Desenvolve estudos em Imunodeficiências Primárias no Laboratório de Fisiopatologia Humana do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Tem experiência em Citometria de Fluxo. Participou de Estudos em Equivalência Farmacêutica, Controle de Qualidade de Medicamentos, em Dosagem de Monoaminas e Aminoácidos por técnicas de Cromatografia.

Ismael Leite Martins, Universidade Federal do Ceará

é graduado em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (2003), tem habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2007), Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente faz MBA em Auditoria e Gestão em Sistema de Saúde e Hospitais pela Faculdade Integrada do Ceará. Adjunto Chefe do Hospital da Base Aérea de Fortaleza. Tem experiência em Pesquisa Clínica, com ênfase na área de Fármacos, Medicamentos e Fitomedicamentos. Atua principalmente nos seguintes temas: ensaio clínico (Fase I, II, III e IV), farmacocinética, biodisponibilidade/bioequivalência, farmacologia clínica, desenvolvimento analítico de fármacos, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas.

Lígia Vieira Uchoa, Universidade Federal do Ceará

Acad~emica de Medicina da Universidade Federal do Ceará

Vânia Cordeiro de Matos, Universidade de Fortaleza

Farmacêutica, Doutora em Bioquímica, Professora Titular do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Praxedes, A. T., Martins, I. L., Uchoa, L. V., & Matos, V. C. de. (2012). Perfil socioeconômico de pacientes asmáticos atendidos em núcleo de atenção médica integrada - doi:10.5020/18061230.2008.p180. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 21(3), 180–186. https://doi.org/10.5020/581

Edição

Seção

Artigos Originais