Perfil socioeconômico de pacientes asmáticos atendidos em núcleo de atenção médica integrada
DOI:
https://doi.org/10.5020/581Palavras-chave:
Asma, epidemiologia, Serviços de Saúde.Resumo
Objetivo: Traçar o perfil socioeconômico dos pacientes asmáticos que utilizam o serviço de saúde disponibilizado por núcleo de atenção médica integrada. A necessidade de estudos para desenvolver programas de atenção farmacêutica para asmáticos deu-se em virtude do aumento da incidência e prevalência da doença na população. Metodologia: Este estudo, de caráter descritivo, retrospectivo, transversal, de abordagem quantitativa, teve amostra composta por 40 pacientes asmáticos, atendidos no período de abril a maio, durante o ano de 2006. Realizouse a coleta de dados através de questionário semi-estruturado, padronizado, com perguntas fechadas e abertas. A faixa etária dos entrevistados entre 0 a 5 anos representou a maior porcentagem de pacientes, de forma que se obteve 60,0% dos questionários respondidos. Resultados: Segundo as condições socioeconômicas, 55,0% eram analfabetos ou estavam sendo alfabetizados, 75,0% estavam fazendo uso de algum medicamento prescrito no núcleo de referência, 72,5% desconheciam totalmente a doença, 52,5% reconheciam os fatores que desencadeavam a crise asmática e 55,0% disseram ter crises freqüentemente. Setenta por cento (70,0%) dos entrevistados apresentavam alguma dificuldade em relação ao uso dos medicamentos; 47,5% têm problemas diversos relativos ao acesso aos medicamentos. Conclusão: Concluiu-se que a maior parte dos pacientes avaliados são pessoas carentes de instrução, devido à exclusão social em que se encontram; sendo a maioria crianças do sexo feminino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.