Influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de paciente com hidrocefalia
DOI:
https://doi.org/10.5020/561Palavras-chave:
Hidrocefalia, Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia.Resumo
Objetivo: Analisar a influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de um paciente com diagnóstico clínico de hidrocefalia. Descrição: Criança, de sexo masculino, 2 anos e 2 meses, com diagnóstico clínico de hidrocefalia e apresentando atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizou-se, nas avaliações, o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e a ficha de Avaliação Sensório-Motora. O período de intervenção durou 20 meses, sendo constatada melhora do Nível IV para o Nível II no GMFSC e melhora das habilidades funcionais e equilíbrio nas posturas do desenvolvimento neuropsicomotor com aquisição da posição bípede e deambulação com apoio ao término da pesquisa. O protocolo de intervenção foi baseado na literatura pertinente e associado com orientações domiciliares e prescrição de órtese suropodálica (AFO). De acordo com os achados do GMFCS e da ficha de Avaliação Sensório-Motora, o paciente obteve evolução a satisfatória e sugere-se que o programa de intervenção proposto, aliado ao desenvolvimento intrínseco da criança, contribuiu para a aquisição de habilidades funcionais. Conclusão: O protocolo utilizado no estudo está de acordo com os dados revistos na literatura, evidenciando a importância dos resultados da presente pesquisa, os quais poderão ser utilizados como referência para futuros estudos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.