Segurança alimentar e nutricional: conhecimento e ações dos enfermeiros do programa saúde da família aos portadores de doenças crônicas - doi:10.5020/18061230.2009.p194

Autores

  • Sandra Mara Pimentel Duavy Pereira Universidade regional do Cariri - URCA
  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Regional do Cariri – URCA
  • José Evaldo Gomes Júnior Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Willys da Silva Santos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.5020/560

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional, Programa Saúde da Família, Doenças Crônicas.

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento sobre noções básicas e as ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) desenvolvidas pelos enfermeiros do Programa Saúde da Família (PFS) de um município do Ceará aos portadores de doenças crônicas. Métodos: Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, no qual todos os enfermeiros (n=27) dos PSF do município selecionado foram estudados, no período de junho a agosto de 2008. Aplicou-se uma entrevista estruturada e os dados foram categorizados por análise descritiva, estabelecendo as seguintes variáveis: noções gerais sobre SAN; e desenvolvimento de ações de SAN. Posteriormente, procedeu-se à verificação da frequência das respostas para cada categoria. Resultados: Verificou-se que 9 (33,3%) sujeitos não tinham noções básicas sobre SAN. Quanto ao desenvolvimento de ações referentes à SAN, todos realizavam orientações alimentares e 13 (48,1%) também desenvolviam atividades de educação em saúde, como a formação de grupos de hipertensos e diabéticos. Dificuldades foram relatadas para a não realização dessas atividades, dentre as quais, as baixas condições socioeconômicas dos pacientes e a falta de tempo dos profissionais. Conclusão: Percebeu-se a necessidade da veiculação de informações gerais sobre SAN entre os enfermeiros dos PSF do município estudado, assim como ações que extrapolem as orientações alimentares prevalentes no estudo e que vislumbrem as medidas de prevenção e controle dessas doenças crônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Pimentel Duavy Pereira, Universidade regional do Cariri - URCA

possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professora adjunto IX do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com orientação de trabalhos na área de saúde pública ligada a promoção da saúde, através da nutrição. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Nutricional, Diagnóstico Parasitológico, Segurança Alimentar e Nutricional e Doenças Crônicas e Alimentação escolar.

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

José Evaldo Gomes Júnior, Universidade Regional do Cariri – URCA

Aluno do cursode graduação em enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA

Willys da Silva Santos, Universidade Regional do Cariri - URCA

Acadêmico de enfermagem, atua na pesquisa desde 2006, participou do GRUPESS (Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Sociedade) durante um ano e atualmente participa do GRUPESC (Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva). Possui trabalhos na área de humanização do cuidado e segurança alimentar. Os seguintes temas fazem parte da sua linha de pesquisa: Saúde Materno-infantil, Saúde da mulher, Adolescentes, Crianças e Educação em saúde. Seu trabalho de Conclusão de Curso visa pesquisar sobre a realidade das mães adolescentes no que concerne aos cuidados prestados aos recém-nascidos em casa.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Pereira, S. M. P. D., Palácio, M. A. V., Gomes Júnior, J. E., & Santos, W. da S. (2012). Segurança alimentar e nutricional: conhecimento e ações dos enfermeiros do programa saúde da família aos portadores de doenças crônicas - doi:10.5020/18061230.2009.p194. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 22(3), 194–198. https://doi.org/10.5020/560

Edição

Seção

Artigos Originais