Comportamentos de risco à saúde de adolescentes do ensino médio - doi:10.5020/18061230.2009.p164
DOI:
https://doi.org/10.5020/556Palavras-chave:
Saúde do Adolescente, Sexo Inseguro, Assunção de Riscos, Comportamento Perigoso.Resumo
Objetivo: Investigar os comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, uso de drogas e comportamento sexual) de adolescentes do ensino médio em escolas públicas de Florianópolis. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal e analítico. A amostra foi composta por 720 escolares (252 rapazes e 468 moças), da faixa etária de 16 a 17 anos, de três escolas públicas de Florianópolis/SC. Os dados foram coletados por meio de dois questionários autoadministrados aos alunos e seus pais, no período de março a dezembro de 2005. As variáveis estudadas foram o uso de drogas lícitas e ilícitas e comportamento sexual de risco. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado. Resultados: A idade de início para os comportamentos de risco deu-se entre 14 e 15 anos, para ambos os sexos. Pôde-se observar que 26 (3,6%) escolares ingeriam bebidas alcoólicas regularmente; 38 (5,3%) fumavam diariamente; 66 (9,2%) eram usuários de drogas ou já o tinham feito uso por várias vezes e 14 (2%) eram dependentes. Quanto ao aspecto sexual, 318 (44,5%) escolares possuíam comportamento sexual de risco e destes, 97 (13,6%) nem sempre usavam camisinha. Da amostra estudada, 545 (76,5%) escolares não apresentavam nenhum comportamento de risco. Dente os comportamentos de risco, o risco sexual foi o mais prevalente (42,5%). Conclusão: O número de adolescentes com comportamentos de risco não foi elevado. No entanto, existe uma parcela de adolescentes tabagistas, etilistas e usuários de drogas ilícitas e com comportamentos sexuais de risco, o que chama a atenção para a necessidade de uma maior supervisão e orientação a estes escolares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.