Principais genótipos de papilomavírus humano em mulheres ribeirinhas na amazônia brasileira

Autores

  • Maria da Conceiçào Nascimento Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Elza Baia de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Dirce Nascimento Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Bruna Emanuelle Sanches Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Elisa Silva Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Jessica Antônia Nunes Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.
  • Hellen Thais Fuzii UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p68

Palavras-chave:

Papillomaviridae, Genótipo, Prevalência, Epidemiologia.

Resumo

Objetivo: Avaliar a distribuição dos principais genótipos do papilomavírus humano (HPV) oncogênicos em mulheres de áreas ribeirinhas e pesqueiras de diferentes regiões geográficas da Amazônia brasileira. Métodos: Estudo transversal, realizado no período de 2013 a 2014. Participaram 516 ribeirinhas e pesqueiras maiores de 13 anos, inscritas no Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e submetidas à coleta de material cervicovaginal para o Teste Papanicolau, realizado in loco por médico membro da equipe de pesquisadores, pesquisa de DNA/HPV e genotipagem pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), realizados no Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal do Pará por pesquisadores da mesma equipe, além da coleta de informações como a idade e o tipo de atendimento, também coletados pelos pesquisadores. Todos os dados foram analisados através do Programa Biostat 5.0, considerando diferença significativa quando p<0,05. Resultados: A média de idade das mulheres nas comunidades A e B foram, respectivamente, 40 e 39 anos, enquanto nas comunidades C, D e E foi de 37 anos. A prevalência da infecção pelo HPV variou de 7,6% a 29,2%. Dentre os tipos oncogênicos pesquisados, os mais freqüentes foram HPV52 (n=5; 5,15%), HPV35 (n=4; 4,12%) e HPV58 (n=3; 3,09%). Os principais tipos oncogênicos encontrados estão concentrados na região de Itaituba (comunidades A, B) e Bragança (comunidade E). Conclusão: Em todas as localidades estudadas foi encontrado um elevado percentual de infecção, cujo tipo de HPV não foi identificado entre os testados, destacando-se as comunidades C e D, com 100% dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceiçào Nascimento Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Médica formada pela Universidade Federal do Pará(1977). Mestre em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro-MG(1990). Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará(2005). Professor Associado IV.Vice- Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais do NMT/UFPA. Como pesquisadora dedica-se ao Estudo da epidemiologia, dos fatores envolvidos na patogênese (com ênfase ao Estresse Oxidativo), no prognóstico e prevenção da Exposição ao Mercúrio e das Doenças Sexualmente Transmissíveis que afetam a Saúde da mulher e a relação mãe/filho. Coordena o grupo de pesquisa Medicina Ambiental e Nutricional registrado no CNPq. Coordena o Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental e o Laboratório de Estresse Oxidativo do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Mantém parceria nas pesquisas relacionadas a exposição ao mercúrio com o Laboratório do SAMAM do Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Instituto Nacional de Minamata através da JICA. Nas Pesquisas relacionadas ao Câncer de colo e HPV mantém cooperação com a Universidade de São Paulo(USP).

Elza Baia de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Biomedicina (1976) e em Medicina (1978) pela Universidade Federal do Pará. Residente em Oncologia no ano de 1979 no Hospital Ofir Loiola, mestre em PATOLOGIA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Médica do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, onde realizou Curso de Dermatologia Tropical. Tem experiência na área de Medicina, na Prevenção Ginecológica, com ênfase em Anatomia Patológica , titulada em Citopatologia (1982) e Anatomia Patológica (1983), SBC / SBP/ AMB. Membro da ABG com títiulo de qualificação em Colposcopia. Projeto de pesquisa " Busca ativa de mulheres ribeirinhas na prevenção das lesões pré -malignas e malignas do colo uterino, estudo da carcinogênese do HPV e P16. Busca a infecção latente do HPV pela captura hibrida e PCR e os achados morfológicos (infecção subclínica).

Dirce Nascimento Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Graduação em Enfermagem, Habilitação em Saúde Pública, Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará( UFPA). Especialização em "Abordagens Metodológicas no Ensino da Enfermagem " pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em "Patologia em Doenças Tropicais" e Doutorado em "Doenças Tropicais" pelo Núcleo de Medicina Tropical/UFPA. Na Pós-graduação do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA participou como docente no Curso de Especialização em Saúde e Ciências Sócio-Ambientais (disciplina Políticas de Saúde Pública) e no Curso de Especialização em Doenças Tropicais (disciplina Didática em Saúde). Na Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem/ICS/UFPA participou como docente no Curso de Especialização em Saúde Coletiva (disciplinas Processo Educativo e Processo Saúde-Doença). No Curso de Mestrado Profissional Gestão e Serviços de Saúde (disciplina Programas e Serviços em Atenção Primária na Saúde), parceria Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e Instituto de Ciências da Saúde/UFPA. Subcoordenadora do projeto de extensão universitária "Incentivo as Ações de Prevenção Primária e Secundária no Controle do Câncer do Colo do Útero e do HPV" do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA (2013-2014). Autora e coordenadora do projeto de extensão universitária "Vivências Educativas em Atenção Primária" - Faculdade de Enfermagem/ICS/UFPA) (2014-2015). Atualmente Professor Associado I da Universidade Federal do Pará/ICS/Faculdade de Enfermagem; Autora e coordenadora do projeto de extensão universitária "A Promoção da Saúde e a Saúde da Família no Contexto das Ações Extensionistas - Faculdade de Enfermagem/ICS/UFPA) (2015); Coordenadora de Área da Residência em Enfermagem Obstétrica e docente da disciplina Políticas Públicas de Saúde da Mulher; Coordenadora e professora das atividades curriculares Processo Educativo em Enfermagem II e Práticas Docentes em Educação e Enfermagem; ; Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico (EPOTENA); Membro Suplente do Comitê de Ética em Pesquisa do ICS/UFPA; Membro titular do Comitê Estadual de Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama.

Bruna Emanuelle Sanches Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Enfermeira graduada e licenciada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Enfermagem em Unidade de Tratamento Intensivo Adulto e Neonatal pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), mestranda em patologia das doenças tropicais do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) - UFPA. Como pesquisadora dedico-se aos estudos no campo da saúde pública e doenças tropicais. Atualmente, realiza pesquisas acerca do câncer de colo uterino , HPV e o estresse oxidativo. Colabora no laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental do NMT e faz parte do grupo de pesquisa em Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Elisa Silva Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Escola Superior da Amazônia(2013). Atualmente é técnico da Universidade Federal do Pará e mestranda da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Física

Jessica Antônia Nunes Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Possui bacharelado e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (2013) e Especialização em Biotecnologia Aplicada à Saúde (2015). Atualmente é Mestranda em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical/UFPA

Hellen Thais Fuzii, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL.

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz(1997), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo(2000) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo(2005). Atualmente é Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular. Atuando principalmente nos seguintes temas:esclerose sistêmica, expressão gênica, fibroblasto, microarray.

Referências

Crosbie EJ, Einstein MH, Franceschi S, Kichner C. Human papillomavirus and cervical cancer. Lancet. 2013;382(9895):889-99.

Franceschi S, Herrero R, Clifford GM, Snijders PJ, Arslan A, Anh PT et al. Variations in the age-specific curves of human papillomavirus prevalence in women worldwide. Int J Cancer. 2006;119(11):2677-84.

Ministério da Saúde (BR), Instituto Nacional do Câncer – INCA, Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2015.

Santos UM, Souza SEB. Papanicolaou: diagnóstico precoce ou prevenção do câncer cervical uterino? Rev Baiana Saúde Pública. 2013;37(4):941-51.

Krabbe EC, Padilha AS, Henn A, Molin DBD, Teixeira KJ, Abreu PSA Junior et al. Vacina contra o HPV e a prevenção do câncer de colo do útero: uma necessidade de avanço na prática cotidiana da ciência da saúde. RevInt. 2015;3(1):237-44.

Clifford GM, Gallus S, Herrero H, Muñoz N, Snijders PJF, Vaccarella S et al. Worldwide distribution of human papillomavirus types in cytologically normal women in the International Agency for Research on Cancer HPV prevalence surveys: a pooled analysis. Lancet. 2005;366 (9490):991-8.

Chen Q, Xie LX, Qing ZR, Li LJ, Luo ZY, Lin M et al. Epidemiologic Characterization of human papillomavirus infection in Rural Chaozhou, Eastern Guangdong Province of China. PLoS One. 2012;7(2):e32149.

Ayres ARG, Silva GA. Prevalência de infecção do colo do útero pelo HPV no Brasil: revisão sistemática. Rev Saúde Pública. 2010;44(5):963-74.

Pinto DS, Fuzii HT, Quaresma JAS. Prevalência de infecção genital pelo HPV em população urbana e rural da Amazônia Oriental Brasileira. Cad Saúde Pública 2011;27(4):769-78.

Ayres M, Ayres M Jr, Ayres DL, Santos AS. BioEstat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém: Mamirauá; 2007.

Lima ACM. Estado nutricional e desenvolvimento motor de crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio no estado do Pará- Amazônia brasileira [tese]. Belém: Universidade Federal do Pará; 2014.

Duarte DV, Brito EB, Canto ASS, Ishikawa EAY, Pinheiro JG, Costa JHG, et al. Frequência e genotipagem do Papilomavírus Humano em mulheres de comunidades ribeirinhas do Município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Rev Pan-Amazônica Saúde. 2010;1(3):75-82.

Brito EB, Martins SJ, Menezes RC. Human papillomavíruses in Ameridian women from Brazilian Amazonian. Epidemiol Infect. 2002;128(3):485-9.

Noronha V, Cruz EM, Naum-Pinho C, Mello W, Noronha R, Silveira I, et al. Papilomavirus humano em mulheres submetidas à colpocitologia oncótica. DST J Bras Doenças Sex Transm. 2006;18(2):130-6.

Oliveira GR, Vieira VC, Barral MFM, Döwich V, Soares MA, Gonçalves CV et al. Fatores de risco e prevalência da infecção pelo HPV em pacientes de Unidades Básicas de Saúde e de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Rev Bras Ginecol Obstet. 2013;35(5):226-32.

Almeida JA, Alencar SMF, Fuzii HT, Sanches BES, Pinheiro DN, Pinheiro MCN. Prevalência e fatores de risco de infecção pelo HPV em mulheres atendidas no município de Imperatriz – MA. Pesquisa em Saúde (Belém). 2015;14:57-63.

Hopenhayn C, Christian A, Christian WJ, Watson M, Unger ER, Lynch CF et al. Prevalence of human papillomavirus types in invasive cervical cancers from seven US cancer registries prior to vaccine introduction. J Low Genit Tract Dis. 2014;18(2):182–9.

Félix A, Alemany L, Tous S, Sanjosé S, Bosch FX. HPV distribution in cervical cancer in Portugal. A retrospective study from 1928 to 2005. Papillomavirus Res. 2016;2:41-5.

Tricco AC, Ng CH, Gilca V, Anonychuk A, Pham B, Berliner S. Canadian oncogenic human papillomavirus cervical infection prevalence: systematic review and meta-analysis. BMC Infect Dis. 2011;11:235

Gu Y, Yi M, Xu Y, Zhao H, Fu F, Zhang Y. Genotype distribution characteristics of high-risk human papillomaviruses in women from Shanghai, China. Epidemiol Infect. 2016;144(7):1482-9.

Baloch Z, Yuan T, Wang B, Tai W, Feng Y, Liu Y et al. Ethnic and Geographic Variations in HPV Prevalence and Genotype Distribution in North-Western Yunnan, China. J Med Virol. 2016;88(3):532-40.

Bae JH, Lee SJ, Kim CJ, Hur SY, Park YG, Lee WC. Human Papillomavirus (HPV) type distribution in korean women: a meta-analysis. J Microbiol Biotechmol. 2008;18(4):788-94.

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Pinheiro, M. da C. N., de Brito, E. B., Pinheiro, D. N., Borges, B. E. S., Soares, E. S., Gomes, J. A. N., & Fuzii, H. T. (2016). Principais genótipos de papilomavírus humano em mulheres ribeirinhas na amazônia brasileira. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29(1), 68–74. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p68

Edição

Seção

Artigos Originais