Avaliação auditiva de crianças com hipotireoidismo congênito - doi:10.5020/18061230.2009.p41

Autores

  • Renata Parente de Almeida Universidade de Fortaleza
  • Joyce Coelho Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Ana Paula Dias Rangel Montenegro Universidade Federal do Ceará
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/365

Palavras-chave:

Audição, Hipotireoidismo Congênito, Testes Auditivos.

Resumo

Objetivo: Avaliar a audição de crianças com hipotireoidismo congênito (HC). Métodos: É um estudo descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizada em Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, no ano de 2006. Participaram do estudo 46 crianças, sendo 30 crianças com HC em tratamento com levotiroxina e 16 crianças constituindo o grupo controle (GC) sem tal alteração. Todas as crianças realizaram avaliação auditiva. As crianças do GC foram submetidas a dosagem de TSH e T4 livre. A dosagem de TSH e T4 livre, o início e o acompanhamento do tratamento para o grupo com HC foi analisado através do estudo de prontuários. Resultados: O gênero feminino predominou nas crianças dos dois grupos, HC e GC, 23 (76,7%) e 9 (56,3%) crianças respectivamente. A faixa etária das crianças com HC variou de 3 meses a 8 anos e das crianças do GC variou de 4 meses a 5,6 anos. O início do tratamento das crianças com HC ocorreu em média de 135,43 ± 325,58 dias. Os exames auditivos encontravam-se dentro do padrão de normalidade, não havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos. Conclusões: As crianças com HC avaliadas não apresentaram alteração do limiar auditivo, realizaram o primeiro exame auditivo tardiamente e a média de tempo para o início do tratamento era de 4,5 meses,o que pode ter contribuído para ausência de alteração da audição na avaliação audiológica, indicando que o hipotireoidismo congênito tratado, mesmo que não precocemente, não causará alteração do limiar auditivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Parente de Almeida, Universidade de Fortaleza

onoaudióloga, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UNIFOR.

Joyce Coelho Barbosa, Universidade de Fortaleza

onoaudióloga, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UNIFOR.

Ana Paula Dias Rangel Montenegro, Universidade Federal do Ceará

Médica pediatra

Renan Magalhães Montenegro Júnior, Universidade Federal do Ceará

médico, Doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Almeida, R. P. de, Barbosa, J. C., Montenegro, A. P. D. R., & Júnior, R. M. M. (2012). Avaliação auditiva de crianças com hipotireoidismo congênito - doi:10.5020/18061230.2009.p41. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 22(1), 41–47. https://doi.org/10.5020/365

Edição

Seção

Artigos Originais