Níveis de consciência de trabalhadores da construção civil sobre a influência da ginástica laboral na sua saúde
DOI:
https://doi.org/10.5020/359Palavras-chave:
Ginástica, Consciência, Saúde do trabalhador, Trabalhadores.Resumo
Objetivo: Verificar o nível de consciência em que se encontram trabalhadores de construção civil em relação aos benefícios da Ginástica Laboral (GL). Métodos: Pesquisa de campo de natureza quantiqualitativa, descritiva e transversal, envolvendo 26 trabalhadores voluntários, do total de 30 operários que participavam das sessões de GL da construtora analisada. O programa de GL existia há três anos. Utilizou-se um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta, direcionadas para o objetivo do estudo. Resultados: Os dados obtidos demonstraram haver uma resposta positiva quanto à realização da GL, haja vista a assiduidade dos funcionários à ginástica. No aspecto qualitativo, emergiram duas categorias: a preocupação da empresa com o trabalhador e os aspectos benéficos da GL. Conclusão: Concluiu-se que, na amostra estudada, a consciência intransitiva foi superada e fortemente inclinada para uma transitividade, que é o primeiro passo para uma consciência crítica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















