Impacto de estratégias de educação nutricional sobre variáveis antropométricas e conhecimento alimentar
DOI:
https://doi.org/10.5020/3111Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Obesidade, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educação nutricional sobre o estado nutricional e conhecimento alimentar de pacientes com excesso de peso. Métodos: Estudo longitudinal, de natureza quantitativa, realizado entre setembro e outubro de 2012, com amostra constituída por 15 pacientes com excesso de peso (sobrepeso: Índice de Massa Corpórea (IMC)>25,0kg/m2 e <30kg/m2, e obesidade: IMC>30kg/m2), frequentadores de um grupo de educação alimentar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A intervenção nutricional ocorreu em seis encontros semanais (M1: triagem geral e M2 a M7: 6 intervenções nutricionais), sendo aplicado um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes sobre os assuntos a serem discutidos antes e após a intervenção. Antes do primeiro encontro e na última intervenção, foram aferidos peso, altura e perímetro de cintura. Realizou-se teste não paramétrico de Wilcoxon, com nível de significância de 5%, para analisar a média do número de acertos nas questões e na evolução nutricional. Resultados: Após a estratégia de educação nutricional, houve uma redução média de 1,51kg do peso inicial; o valor médio de IMC passou de 37,41lg/m² para 36,85lg/m²; o perímetro de cintura apresentou redução média de 5,6cm; além do aumento no número de acertos dos questionários. Conclusão: A estratégia de educação nutricional parece ter influenciado na boa evolução do estado nutricional dos participantes, propiciando redução de medidas antropométricas e ampliando os conhecimentos sobre alimentação saudável. doi: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2013.p462Downloads
Referências
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