Efeito de um programa de educação em saúde no perfil de saúde bucal de pré- escolares: uma experiência na rede pública de Porto Alegre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/2636Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, Educação em Saúde, Saúde Bucal, Pré-Escolar, Cárie Dentária, Gengivite.Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito das atividades de promoção de saúde desenvolvidas em uma escola de educação infantil, no perfil de saúde bucal das crianças, relacionando as manifestações bucais com fatores sociossanitários e alimentares. Métodos: Trabalho quantitativo, de intervenção, longitudinal, descritivo, realizado com 41 pré-escolares de quatro a seis anos, da área adstrita a uma Equipe de Saúde da Família (ESF) no município de Porto Alegre-RS. A aferição da cárie e gengivite se deu por exame clínico bucal no início e ao final do estudo. O padrão alimentar foi obtido pela aplicação de um questionário e os aspectos sociossanitários das famílias, a partir dos registros da ficha A do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Resultados: A doença cárie foi constatada em 58,5% (24) das crianças, cujo índice ceo-d (somatório dos dentes cariados, extraídos e obturados) foi 2,43. Houve diminuição dos dentes cariados, com aumento dos extraídos e obturados. Os índices de placa visível e sangramento gengival melhoraram. Os aspectos sociossanitários foram padronizados na comunidade, não sendo representativos. O grupo com valor mais elevado de ceo-d possuía uma dieta composta por açúcares, com consistência pegajosa e frequência de quatro vezes ou mais por dia. Conclusão: As atividades de promoção de saúde desenvolvidas na escola modificaram parcialmente as condições de saúde bucal das crianças. Houve relação positiva entre a consistência, composição e frequência da dieta e a presença da doença cárie; por outro lado, não houve relação significativa entre as condições sociossanitárias e a presença de doenças bucais.Downloads
Referências
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