Conhecimento de técnicos de enfermagem sobre o método canguru na unidade neonatal
DOI:
https://doi.org/10.5020/2375Palavras-chave:
Método Canguru, Recém-nascido, Enfermagem Neonatal.Resumo
Objetivo: Identificar o conhecimento dos técnicos de enfermagem sobre a aplicação do Método Canguru (MC) e analisar sua importância na assistência na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com 20 técnicos de enfermagem em uma unidade neonatal. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2012 através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e analisados através do método ídeo-central. Resultados: Evidenciou-se que os técnicos de enfermagem possuem conhecimento sobre o método canguru, entretanto, relatam dificuldades em identificar suas etapas no cotidiano da prática neonatal; acreditam ser importante na assistência, pois ajuda na recuperação, no crescimento e no desenvolvimento do recém-nascido; além de promover a participação dos pais, proporcionando uma assistência humanizada. Conclusão: Os técnicos de enfermagem investigados conhecem o MC e sua importância na assistência neonatal, embora apontem dificuldades quanto à identificação das suas etapas e a sua aplicabilidade em seus cotidianos. doi:10.5020/18061230.2014.p124Downloads
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