Violência sexual: análise de dados relacionados ao atentado violento ao pudor
DOI:
https://doi.org/10.5020/2235Palavras-chave:
Violência Sexual, Violência contra a Mulher, Maus-Tratos Sexuais Infantis, EstuproResumo
Descrever o perfil das pessoas submetidas ao exame de Atentado Violento ao Pudor (AVP), atendidas no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) de Campina Grande - PB. Brasil. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva e documental realizada com laudos de Atentado Violento ao Pudor (AVP) que ocorreram com homens e mulheres, de qualquer faixa etária, atendidas no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) de Campina Grande – PB, entre os anos de 2005 e 2009. O instrumento de coleta de dados compreendeu um formulário elaborado com base nas informações existentes nos laudos de AVP. Os dados foram registrados no SPSS, versão 17, e analisados por meio da estatística descritiva. Resultados: Indivíduos do sexo masculino (n = 85; 62%), menores de 20 anos de idade (n = 112; 81,8%) se constituíram nas principais vítimas. A notificação da violência sexual foi realizada pelos genitores (n = 34; 24,8%), principalmente pela mãe (n = 27; 19,7%), sendo as delegacias os locais mais frequentes para a denúncia (n = 134; 97,8%). A violência foi praticada por um único agressor (n = 78; 56,9%), conhecido da vítima (n = 88; 64,2%). O crime de estupro foi confirmado em (n = 48) 35% dos casos. Conclusão: Os homens, em sua maioria jovens, são as principais vítimas do atentado violento ao pudor, e a violência é praticada por um único indivíduo, integrante do círculo social da vítima.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.