Perfil lipídico e nível de atividade física de adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.5020/2097Palavras-chave:
Aptidão Física, Dislipidemias, Adolescente.Resumo
Objetivo: Verificar a relação entre o perfil lipídico e o nível de atividade física de adolescentes escolares do município de Rio Verde-GO, Brasil. Métodos: Estudo descritivo e transversal, realizado em 2006, com população composta por 1.229adolescentes escolares, de ambos os gêneros, com idades variando de 15 a 17 anos (X = 15,9 anos, DP+ 0,81), de escolas públicas e privadas. O nível de atividade física foi avaliado por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Posteriormente, 48 adolescentes realizaram lipidograma. As concentrações lipídicas de colesterol total (CT), frações HDL-c (lipoproteína de alta densidade) e LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) e triglicerídeo (TGL) foram determinadas e avaliadas segundo os pontos de corte propostos pelas III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A análise estatística ocorreu por meio do Teste binomial para duas proporções e Teste de Correlação de Pearson, adotando valores de p < 0,05. Resultados: Através da aplicação do IPAQ encontrou-se um percentual de 77,7% de adolescentes ativos e 22,3% de adolescentes insuficientemente ativos, com maior percentual de adolescentes ativos no sexo masculino (p = 0,0000). Adolescentes de ambos os sexos pertencentes à rede pública apresentaram-se mais ativos que os da rede privada. O perfil lipídico dos adolescentes avaliados apresentou-se dentro da normalidade. Conclusão: Não houve relação entre o nível de atividade física e o perfil lipídico dos adolescentes avaliados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.