A experiência de estudantes de enfermagem em um grupo de educação em saúde: uma abordagem dialógica
DOI:
https://doi.org/10.5020/2069Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária.Resumo
Objetivo: Fazer uma reflexão teórica sobre a experiência de estudantes de Enfermagem em um grupo de educação em saúde, no município de Campinas-SP, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo Dialógico. Síntese dos Dados: Tratou-se de um relato de experiência, realizado em um Centro de Saúde do Distrito de Saúde Sudoeste, no município de Campinas-SP, no período de agosto a dezembro de 2009. Este Grupo foi dividido em 04 subgrupos de, em média, 60 usuários cada, sendo realizadas avaliação diagnóstica; identificação de temáticas a serem trabalhadas com os usuários e planejamento e execução de dinâmicas de grupo. A metodologia desenvolvida nas atividades educativas baseava-se no referencial teórico do Modelo Dialógico de Educação em Saúde. Por meio das dinâmicas de grupo, promoveram-se três mudanças na forma de pensar e fazer educação em saúde: i) do enfoque biologicista à apreensão multidimensional do indivíduo; ii) ao compartilhar, nós aprendemos: o princípio da bidirecionalidade; e iii) saber, não-saber ou sabemos? O princípio da simetria. Conclusão: Demonstra-se a viabilidade e operacionalidade do Modelo Dialógico para intervenções educativas em saúdeDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















