Extraindo lições de uma história inconclusa: política pública para adolescentes em Serra/ES -
DOI:
https://doi.org/10.5020/2056Palavras-chave:
Políticas Públicas de Saúde, Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde.Resumo
Objetivo: Apresentar um relato histórico-crítico do Programa Adolescente Cidadão, política pública implantada no ano de 2007, no município da Serra-ES, Brasil. Descrição do caso: A falta de espaço e de políticas públicas abrangentes de integração social dos jovens expressa, sobretudo, pela insuficiência de vagas ofertadas no ensino médio e profissionalizante e pela ausência de políticas de estímulo ao esporte, ao lazer e à cultura, uma realidade no município da Serra, no ano de 2005. Em 2006, a gestão municipal realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa entre adolescentes de 10 a 19 anos e, a partir desse diagnóstico, planejou e implementou uma política voltada a esse público-alvo. A metodologia qualitativa centrou-se no estudo de caso, do ponto de vista histórico e organizacional, a partir do seu acompanhamento e observação empírica, além de análise documental e revisão bibliográfica. Descreve-se o contexto político nacional e local em que se deu a implantação e implementação da política, como e porque foi criada, suas características, propostas, resultados iniciais e aborda-se sua extinção. Analisa-se se os mecanismos utilizados para alinhavá-la foram suficientes para garantir sua continuidade. Conclusão: O programa foi descontinuado com a mudança da gestão municipal, evidenciando mecanismos insuficientes de consolidação da política.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















